19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaInvestidores privados querem instalar Centro Internacional Audiovisual de 175 milhões até 2025

Investidores privados querem instalar Centro Internacional Audiovisual de 175 milhões até 2025

Projecto, que foi apresentado ontem, vai criar 500 postos de trabalho directos, na primeira fase

- PUB -

Um grupo de investidores privados quer construir um Centro internacional do Audiovisual em Palmela, que deverá custar 175 milhões de euros, e criar 500 postos de trabalho directos na primeira fase, confirmou ontem o presidente da Câmara de Palmela.

Segundo Álvaro Amaro, o interlocutor da autarquia para o projecto é a Quadrante, uma empresa de Consultoria em Engenharia e Arquitectura, mas o consórcio interessado nele inclui grandes investidores internacionais na área do audiovisual.

 “Nós acreditamos no projecto, sabemos dos contactos que tem havido junto da tutela e junto do Governo. Acredito que há outros grupos económicos poderosos ligados à área do audiovisual também aqui envolvidos”, disse Álvaro Amaro, adiantando que se trata de um projecto de interesse local e que pretende obter também o reconhecimento como PIN (Projecto de Interesse Nacional).

- PUB -

“Para já têm sido estes os nossos interlocutores, empresas com insígnias conhecidas que estão a validar o projecto, desde a (consultora) Deloitte, ao escritório de advogados (Vieira de Almeida), à Quadrante. E também um prestigiado grupo de arquitectura francês, que hoje não quis mostrar muitos pormenores do projecto, até por questões de direitos de autor e de sigilo”, acrescentou.

Segundo a Câmara de Palmela, o projecto deve ser entendido como um “’cluster’ da indústria multimédia, integrado num conceito mais vasto de investigação, desenvolvimento e criação, que permitirá, inclusivamente, o nascimento, consolidação e satelização de outras indústrias e atividades”.

Entre outras vertentes, está prevista a formação de actores, realizadores e técnicos, incluindo a formação de especialistas nas áreas de som, iluminação e fotografia, bem como na robótica e efeitos especiais, cenarização e infra-estruturas.

- PUB -

De acordo com o presidente da Câmara de Palmela, os 175 milhões de euros são apenas para a primeira fase do projecto a desenvolver na zona do Vale do Alecrim, no Pinhal Novo, concelho de Palmela, no distrito de Setúbal, que deverá estar concluída em 2025 e que, além dos 500 postos de trabalho directos, deverá criar mais 1.100 postos de trabalho indirectos.

De acordo com o protocolo entre a Câmara de Palmela e a FRESHWIDSOM, uma Sociedade Unipessoal que terá sido constituída pelos potenciais investidores do futuro Centro Internacional Audiovisual de Palmela, o projecto será desenvolvido em terrenos que estavam previstos para espaços industriais, espaços naturais ou classificados como REN (Reserva Ecológica Nacional), e um espaço que estava reservado para uma variante à EN 252, a poente do Pinhal Novo, mas que já tem uma alternativa prevista, a nascente, há alguns anos.

Como se reconhece no protocolo, o projecto de instalação do denominado Centro Internacional do Audiovisual é incompatível com a regras actuais do PDM, mas a Câmara de Palmela compromete-se a encetar as “diligências necessárias, e ao seu alcance, para garantir que o PDM permitirá a integral promoção do projecto”.

O presidente da Câmara de Palmela admite que a autarquia não tem nenhuma garantia de que o consórcio interessado no desenvolvimento do futuro Centro Internacional do Audiovisual irá concretizar o projecto, mas salienta que o protocolo obriga o consórcio a entregar uma caução de 50.000 euros, que só deverá ser devolvida após a emissão do alvará de licença de construção do projecto.

O protocolo para o futuro Centro Internacional do Audiovisual de Palmela prevê ainda o desenvolvimento de uma segunda fase, de 2030 a 2033, e de uma terceira fase, a desenvolver de 2040 a 2044.

 Este megaprojecto de Palmela é já o terceiro a ser anunciado na Península de Setúbal nos últimos meses, para onde está também anunciados outros a desenvolver a médio/longo prazo, como o Innovation District em Almada e a Cidade do Conhecimento em Setúbal, ambos com investimentos anunciados superiores a 800 milhões de euros.

No Montijo, a Câmara Municipal também deposita grandes esperanças na concretização do projecto de construção do futuro aeroporto complementar de Lisboa, na Base Aérea n.º6, que já foi formalmente anunciado, mas está dependente de uma Avaliação Ambiental Estratégica, e para o qual a Quadrante, de acordo com a sua página na Internet, tem também um projecto, em consórcio com a britânica Mott MacDonald.

GR/Lusa

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -