1 Dezembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPS e PAN sempre a subir e os outros a descer

PS e PAN sempre a subir e os outros a descer

Socialistas vencem em todas as freguesias. PSD, CDS e CDU baixam votações. BE também teve descida, mas ligeira. PAN cresceu em todo o lado

- PUB -

 

 

O PS venceu nas quatro freguesias do concelho de Palmela, com um total percentual de votos (37,43%) superior aos resultados globais do partido (36,65%) mas inferiores à média que registou no distrito de Setúbal (38,58%), nas legislativas de domingo que ditaram maioria relativa para António Costa e seus pares.

- PUB -

Os socialistas reforçaram o triunfo conseguido no referido concelho há quatro anos, crescendo 5,16 pontos percentuais na votação, além de aumentarem também os resultados em cada uma das freguesias – entre os partidos que elegeram deputados pelo círculo de Setúbal, o PAN foi, a par do PS, o único que subiu, embora ligeiramente, resultados em Palmela (concelho), sendo que todos os outros registaram quedas de votação.

O PSD – que em 2015 concorreu coligado com o CDS, registando 23,70% dos votos – foi a segunda força mais votada (15,03%) no concelho, porém a soma ao resultado agora obtido pelos centristas (3,26%) revela uma descida de 5,41% em relação ao escrutínio de há quatro anos.

Queda significativa (3,41%) teve também a CDU, que se manteve como terceira força política mais votada. O BE desceu ligeiramente (1,47%) e o CHEGA, com 2,01%, estreou-se à frente de Livre (1,41%) e PCTP/MRPP (1,10%).

- PUB -

Na sede do concelho, Palmela, o PS subiu quase 3%, o PAN cresceu pouco mais de dois pontos e o resultado de PSD e CDS somados representou menos 5,37% dos votos do que o verificado em 2015. A CDU baixou mais de 2%, mantendo-se como quarta força nesta freguesia, e o BE (terceiro mais votado) também diminuiu, ligeiramente.

No Pinhal Novo, o PS aumentou a votação em 5,98%. Esta foi a única freguesia do concelho onde a CDU conseguiu chegar ao segundo lugar, ainda assim perdeu 3,61 pontos percentuais. Embora tenha decrescido 2,32%, o BE subiu ao último lugar do pódio por troca com PSD e CDS (juntos em 2015 haviam registado 18,93%; a soma de ambos nestas eleições ficou-se pelos 13,77%). O PAN subiu 2,43%.

Na Quinta do Anjo, PS e PAN registaram tendências idênticas aos resultados obtidos, respectivamente, nas outras freguesias, no que toca ao crescimento da votação; PSD e CDS juntos tiveram menos 5,63% dos votos, a CDU diminuiu 3,88% e o BE decresceu dois pontos.

A União das Freguesias de Poceirão e Marateca foi onde o PS mais cresceu (uma subida de 8,88%, ao passar de 33,17 para 42,05%) e a CDU mais desceu (menos 5,24%). PSD e CDS baixaram significativamente, e o BE e o PAN obtiveram ligeiras subidas.

Este foi o território onde se verificou também a maior taxa de abstenção no concelho (57,09%, mais 10,03 pontos do que o valor registado no concelho, superior à média distrital de 46,36%).

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -