29 Junho 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaJornadas Europeias do Património ao rimo da música

Jornadas Europeias do Património ao rimo da música

As Jornadas Europeias do Património, promovidas pela Câmara Municipal de Palmela, vão ter nesta próxima edição, um dia dedicado à musica, no sábado, em colaboração com o Museu da Música Mecânica. A iniciativa está integrada no processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO – “Palmela é Música”.

- PUB -

 

O programa de sábado arranca, pelas 10h00, com a Oficina de palhões e afinação de Gaita de Foles, assegurada por Victor Félix e Mário Estanislau, da Oficina Sons da Música. A actividade decorre no Museu da Música Mecânica, da parte da manhã, entre as 10h00 e as 12h30 e, da parte da tarde, das 14h00 às 16h30. A participação na iniciativa é gratuita, mas requer prévia inscrição, tendo um limite mínimo de oito pessoas e um máximo de doze.

 

- PUB -

Por sua vez, pelas 17h00, o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) apresenta o concerto “O Canto dos Dias”. Segundo o GEFAC, “o alinhamento deste concerto procura trazer ao presente as melodias, ritmos e palavras cantadas que marcaram o tempo quotidiano de comunidades rurais portuguesas de diferentes geografias”. Os figurinos ficam ao encargo de Filipa Malva. O concerto é limitado a 70 pessoas, sendo necessário a marcação de lugar.

 

Município de Palmela cria parcerias

- PUB -

 

De forma a incentivar a população para o “mundo” da música, a Câmara Municipal de Palmela, com o apoio do Museu da Música Mecânica, organizou algumas actividades com este propósito.

 

A exposição “Paisagem Sonora: a Gaita de Fole” encontra-se a decorrer até ao dia 2 de Outubro, na Sala Edison do Museu da Música Mecânica. A mostra que pretende dar a conhecer a gaita-de-foles enquanto instrumento musical tem entrada livre e conta com a participação da Orquestra de Foles e da Associação Portuguesa para o Estudo.

 

Candidatura de Palmela a Cidade Criativa aceite pela Unesco

Decisão final será conhecida em Novembro

A candidatura de Palmela a Cidade da Música foi aceite e será submetida a avaliação, com a apresentação da decisão final em Novembro.

A Câmara palmelense apostou nesta candidatura, explicando que a decisão que “visa projectar o potencial criativo de Palmela” está assente no “legado histórico passado entre gerações, e trabalhar a música como um dos elementos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do território”.

Para a autarquia “a candidatura à Rede das Cidades Criativas da UNESCO é, também, o culminar de um trabalho de investigação que envolveu pesquisas documentais, registos fonográficos e a recolha de mais de uma centena de testemunhos de músicos, dirigentes associativos e de outras personalidades associadas à área da música”.

Comentários

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Revolta no velório de Jéssica obriga à presença de bombeiros e polícia

Avó paterna e alguns populares revoltam-se com mãe da criança durante a cerimónia fúnebre
- PUB -