25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaHermano Saraiva divide votação da CDU

Hermano Saraiva divide votação da CDU

Nomes dos arruamentos reuniram o consenso dos autarcas, à excepção da rua José Hermano Saraiva, com vereador Luís Miguel Calha a abster-se

 

- PUB -

 

O vereador da área da Toponímia Pedro Taleço (PS) apresentou a proposta para a atribuição de nomes a 13 arruamentos na Urbanização “Casas da Quinta”, na Volta da Pedra, com a Junta de Freguesia de Palmela a sugerir dez nomes e os serviços municipais a darem três de individualidades de relevo local e concelhio.

O nome de José Hermano Saraiva (governante e conceituado historiador) acabou por ser fortemente contestado pelo vereador da Cultura, Luís Miguel Calha (CDU), que manifestou “discordância com o nome de José Hermano Saraiva ministro fascista do tempo de Salazar” e ao “contrário do que diz a proposta não foi um conceituado historiador” e reconheceu “morou também em Palmela, mas sem qualquer intervenção de mérito no nosso concelho”. O autarca sublinhou “manifesto o meu protesto por se tentar homenagear um símbolo do regime fascista”. O vereador proponente da proposta, Pedro Taleço, confessou “não compreender o incómodo do vereador Luís Calha, quando existem tantas ruas do concelho com nomes de colonizadores” e adiantou “sentimo-nos confortáveis com a escolha acordada no seio da comissão”.

- PUB -

O presidente Álvaro Amaro (CDU) admitiu “não me revejo no nome de algumas figuras, mas apelo ao bom senso para que os nomes sejam de união e não fraturantes”.

Para Paulo Ribeiro, vereador do PSD/CDS, “é importante rever o nome de ruas, muitas delas com o mesmo nome” e explicou “não vou votar o governante Hermano Saraiva, pois não tenho nada que me permita elogiá-lo, mas aprovo o nome como historiador que viveu em Palmela”. A Rua passará a denominar-se José Hermano Saraiva – Historiador, e o vereador Luís Calha mudou o voto contra para abstenção, enquanto os restantes autarcas votaram a favor.

As restantes ruas e travessas foram aprovadas por unanimidade, onde passam a figurar a Travessa Mariano Cardoso Caetano – Dirigente associativo e ilustre palmelense; Travessa Joaquim Fernandes Chula- Autarca, dirigente associativo e ilustre palmelense; Travessa Álvaro de Carvalho Cardoso – Autarca e empreendedor vitivinícola; Rua Vasco Machado – Dirigente associativo e fundador dos Bombeiros Voluntários de Palmela; Rua Raúl Machado – Regedor de Palmela, dirigente associativo e fundador dos bombeiros de Palmela; Rua Inácio Baião – Autarca e ilustre palmelense; Rua João Nunes “Parré” – Fundador do Motoclub de Palmela e ilustre palmelense; Rua Acácio Ezequiel Chulo – Dirigente associativo, músico, ensaiador e ilustre palmelense; Rua Dr. Luís Guerreiro – Dirigente Municipal; Travessa Hortense Miranda Jones – Ilustre palmelense e Rua Emília Santo António – Ilustre palmelense.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -