25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPais e alunos protestam à porta da Escola Secundária de Pinhal Novo

Pais e alunos protestam à porta da Escola Secundária de Pinhal Novo

Mais de mil manifestantes exigem reforço de assistentes operacionais. Falta de pessoal vê-se no funcionamento do bar e da biblioteca ou na limpeza das salas e casas-de-banho

 

- PUB -

Mais de um milhar de pessoas, entre pais, encarregados de educação e estudantes da Escola Secundária de Pinhal Novo, concelho de Palmela, protestaram esta manhã à porta do estabelecimento, contra a falta de pessoal.

O protesto, com os manifestantes a vestir de preto, decorreu logo desde as 8h30 e durou até à hora de almoço, sempre de forma pacífica. O portão da escola manteve-se sempre aberto, sem qualquer impedimento à entrada ou saída de docentes ou alunos, embora alguns professores tenham optados por solidarizar-se com a causa e manter-se do lado de fora.

A acção de luta, convocada pela Associação de Pais da Escola secundária de Pinhal Novo (APESPN) e pela Associação de Estudantes, reivindica mas assistentes operacionais e mais segurança.

- PUB -

Segundo os estudantes e os pais, a falta de funcionários afecta o funcionamento da escola, designadamente o horário do bar, a biblioteca e a limpeza de salas e casas-de-banho.

“O bar às vezes está encerrado, por não haver quem substitua a funcionária no seu horário de almoço, e a limpeza não é feita como deveria, porque a escola é muito grande e os funcionários não conseguem”, disse Tiago Parada, presidente da Associação de Estudantes, ao DIÁRIO DO REGIÃO.

Precisamente por a área da escola ser grande, a Associação de Pais, defende que o critério para o número de assistentes operacionais deveria ser a área edificada e não apenas o número de alunos.

- PUB -

“Com as obras de ampliação, em 2004, a escola aumentou o número de salas de 25 para 75 e os balneários, que exigem muitos cuidados, passaram de dois para 12”, explicou ao DIÁRIO DA REGIÃO José Luís Reis, presidente da Associação de Pais.

A escola tem colocados 29 funcionários mas no activo encontram-se somente 20, porque nove estão de baixa.

“A média de idades dos assistentes operacionais é já relativamente elevada e, com o desgaste provocado pela situação da falta de pessoal, alguns já caíram na baixa”, diz José Reis.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -