29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaLuís Marques Mendes esteve em Palmela a convite do Rotary Club

Luís Marques Mendes esteve em Palmela a convite do Rotary Club

Marques Mendes foi convidado pelo Rotary Club de Palmela para participar numa palestra sobre “Os desafios para 2017”

Luís Marques Mendes participou numa reunião com palestra sobre o tema “Os desafios para 2017”, a convite do Rotary Club de Palmela, no dia 20 deste mês, na presença de cerca de sessenta pessoas, no Restaurante D.ª Isilda, informou o clube em comunicado.

- PUB -

O orador convidado vincou aqueles que são, no seu entender, os principais desafios do novo ano. A nível nacional, destacou a necessidade de haver um “crescimento económico sustentado, com a atracção de investimento e a criação de emprego, o qual passa pela confiança dos investidores”. A recente polémica em torno da redução da Taxa Social Única foi um dos pontos referidos.

O funcionamento das instituições, sobretudo no sector da Justiça, e a “imperiosa necessidade de se apostar na qualidade dos agentes politicos” foram outros dos pontos apresentados por Luís Marques Mendes durante a palestra.

A nível internacional, o palestrante deu ênfase à “promoção da paz mundial e da estabilidade política”, demonstrando a “apreensão” com que olha para a eleição do novo Presidente dos Estados Unidos da América Donald Trump e para as consequências de política interna e externa que tal poderá significar.

- PUB -

No plano europeu, Luís Marques Mendes referiu o abrandamento previsível do crescimento da economia, fruto de “políticas proteccionistas”, e alertou para o ambiente de “crispação” que pode vir a existir nas relações de outras potências mundiais com os EUA.

No final da reunião, o Rotary Club de Palmela ofereceu a Luís Marques Mendes o livro “End Polio Now”, da  autoria de Demet Duarte, actualmente Presidente do Rotary Club de Lisboa-Olivais, e que “reflecte uma das causas primordiais do movimento rotário internacional desde há várias décadas”: o combate à poliomielite infantil, que persiste unicamente em três países do mundo: Paquistão, Afeganistão e Nigéria.

A reunião seguida de palestra, promovida pelo Rotary Club de Palmela em conjunto com os clubes de Setúbal, Moita e Sines, foi uma das iniciativas que estão a ser desenvolvidas com outros clubes rotários do distrito de Setúbal. As receitas angariadas reverterão inteiramente a favor de instituições de solidariedade social do concelho de Palmela.

- PUB -

Segundo o Rotary Club de Palmela, a próxima reunião festiva terá lugar em Fevereiro, em data e local a anunciar brevemente, e irá homenagear o Profissional do Ano, “que este ano será uma instituição local que tem feito um trabalho incansável e de reconhecido mérito na área da administração interna e da segurança”.

Actualmente, o movimento rotário conta com mais de 35.000 clubes espalhados pelo mundo e com mais de 1.300.000 membros, em mais de 100 países.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -