20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaCâmara de Palmela recebe menção honrosa com o projecto educativo “Museu de...

Câmara de Palmela recebe menção honrosa com o projecto educativo “Museu de Mão em Mão”

O projecto, que promove o património local através de vários recursos pedagógicos, carimbou a entrada de Palmela no Banco Ibero-Americano de Boas Práticas em Acção Educativa

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Palmela recebeu uma menção honrosa no 7.º Prémio Iberamericano de Educação e Museus, que reconhece o trabalho desenvolvido com o projecto educativo “Museu de Mão em Mão” em prol do património cultural do concelho e da região.

Os resultados foram anunciados no 9.º Encontro Ibero-Americano de Museus, que decorreu na Costa Rica. Palmela passa assim a integrar o Banco Ibero-Americano de Boas Práticas em Acção Educativa.

A candidatura do projecto, submetida pelo Serviço Educativo do Museu Municipal de Palmela, “sublinhou a estratégia de criação de recursos pedagógicos enquanto meios potenciadores do gosto pela descoberta, compreensão da memória e do conhecimento, promovendo sempre o envolvimento da comunidade”, explicou a autarquia.

- PUB -

“Por recursos pedagógicos entendemos, no contexto desta candidatura, maletas, cadernos e exposições itinerantes, que podem ser requisitados por diferentes tipos de públicos: escolas, associações de pais, empresas de actividades de tempos livres (ATL), associações de idosos, pessoas colectivas que visam o desenvolvimento local ou empresas que querem qualificar os seus trabalhadores através de acções de formação em Património Local”, lê-se na sinopse do projecto no site Ibermuseus.

Os recursos pedagógicos são produzidos em função das temáticas de investigação e da necessidade de difundir e clarificar conceitos relativos aos diferentes patrimónios, e tendo em conta, também, os interesses da comunidade.

Ao Prémio Iberamericano de Educação e Museus, promovido anualmente pelo Programa Ibermuseus, concorreram 167 projectos educativos, provenientes de instituições museológicas de 18 países.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -