Iniciativa tem como finalidade incentivar a prática de atividade física ao ar livre, valorizar os espaços naturais e dar a conhecer o património cultural
O município de Odemira vai promover, durante este ano, uma nova edição do projeto “Pegadas no Mira”, desenvolvido em colaboração com as juntas de freguesia do concelho.
A iniciativa tem como finalidade incentivar a prática de atividade física ao ar livre, valorizar os espaços naturais e dar a conhecer o património cultural e paisagístico do território.
Ao longo dos últimos anos, o projeto tem vindo a afirmar-se como uma referência a nível da região, registando uma adesão crescente. No ano passado, mais de mil participantes marcaram presença nas diferentes caminhadas realizadas, reforçando a relevância e o impacto da iniciativa.
O programa para 2026 será alargado e contará com dez caminhadas distribuídas ao longo do ano, abrangendo as várias freguesias. A primeira iniciativa realizou-se a 4 de janeiro, em Odemira, com a Caminhada dos Reis. Seguem-se percursos em Santa Clara-a-Velha, a 1 de fevereiro, São Martinho das Amoreiras, a 1 de março, Relíquias, a 22 de março, e Colos, a 17 de maio.
Durante o período de verão, o projeto inclui uma caminhada associada à Feira das Atividades Económicas do Concelho de Odemira (FACECO), marcada para 19 de julho, com passagem por trilhos da Zambujeira do Mar, Azenha do Mar e São Teotónio.
O calendário prossegue com iniciativas em Bicos, a 20 de setembro, Sabóia, a 4 de outubro, integrada na Caminhada da Mulher – Dia Mundial da Luta contra o Cancro da Mama, São Luís, a 15 de novembro, e Vila Nova de Milfontes, a 6 de dezembro.
Com a dinamização de percursos no litoral e no interior do concelho, o projeto “Pegadas no Mira” reafirma o compromisso do Município de Odemira com a promoção de estilos de vida saudáveis, o contacto com a natureza e a coesão territorial.