Obra representa o maior investimento de sempre do município
A Câmara Municipal de Odemira já iniciou a requalificação do Núcleo Antigo e do Parque Ribeirinho de São Teotónio, obra no valor de 5,8 milhões de euros, o que representa o maior investimento na história do município.
A reabilitação arrancou esta semana e tem um prazo de execução de 730 dias.
O contrato para a realização da obra foi assinado no dia 24 de fevereiro entre a Câmara Municipal e a empresa responsável, a Alberto Couto Alves, S.A. As intervenções estão projectadas para serem realizadas por fases – com início na Avenida das Escolas, avançando posteriormente para o Parque Ribeirinho.
O projecto visa optimizar a circulação pedonal e automóvel, melhorando a utilização do espaço público, para tornar São Teotónio mais acessível e funcional. Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, esta intervenção foi identificada pelo município como necessária há muito tempo.
“Este era o grande aglomerado urbano onde tínhamos claramente identificada a necessidade de fazer uma intervenção profunda. Era algo há muito desejado pela população e estamos muito satisfeitos de ver arrancar esta requalificação que financeiramente representa o valor mais elevado de sempre de uma obra do Município”, afirmou.
A requalificação do Núcleo Antigo envolve a modernização das infra-estruturas de água, esgotos e saneamento, a melhoria na recolha de resíduos, a optimização da acessibilidade e da iluminação pública com soluções sustentáveis, que valorizem o espaço público e a criação de estacionamento para facilitar a circulação.
As obras abrangem a Avenida das Escolas, o Acesso Norte da Vila, a área da escola primária, a ligação ao Parque Ribeirinho, a rua 25 de Abril, os limites do Núcleo Antigo e o Largo Gomes Freire/Quintalão.