Ponto alto acontece esta tarde, com atribuição dos prémios finais aos campeões e vice-campeões nacionais e ao melhor criador
A Raça Bovina Limousine volta a estar em destaque em São Teotónio, freguesia de Odemira que recebe este ano nova edição da FACECO, para a realização do 33.º Concurso Nacional que premeia os melhores novilhos, novilhas, vacas e touros.
Na função de juiz tem estado Sebastian, criador da Raça Bovina Limousine em França, com cerca de 200 vacas, e com experiência na avaliação da raça bovina.
Na manhã de hoje foram avaliados animais de “maior porte e mais velhos”, enquanto o dia de ontem esteve voltado para os novilhos.
O concurso teve início pelas 11h10, no ringue criado no centro da feira de actividades culturais e económicas do concelho.
Já o ponto alto acontecerá esta tarde, às 14 horas, para a atribuição dos prémios finais aos campeões e vice-campeões nacionais Limousine e ao melhor criador.
Amanhã, no último dia do certame, acontece a entrega dos prémios especiais, como de ‘Melhor Animal de Inseminação Artificial’, ‘Melhor Fêmea’ e ‘Macho Qualidade Cárnicas’.
Com o apoio da Câmara Municipal de Odemira, o evento, realizado pela Associação Portuguesa de Criadores de Raça Bovina Limousine, torna-se anualmente o ponto de encontro e de negócio entre criadores nacionais e estrangeiros.
A associação, sem fins lucrativos, nasceu com o propósito de dinamizar o sector, assim como tem como objectivo a preservação, melhoramento e comercialização dos bovinos, bem como a formação profissional, com vista à respectiva produção.