Fruto é celebrado durante o próximo fim-de-semana com conferências, um almoço-convívio e uma visita a um pomar e destilaria
A aldeia de Sabóia, em Odemira, acolhe, no próximo fim-de-semana, mais uma edição do Festival do Medronho do Sudoeste. O evento, promovido pela Associação para a Promoção do Medronho (Arbutus), destaca a tradição e a produção local, com conferências, degustações, visitas a destilarias e pomares, caminhadas, animação musical e actividades culturais.
A abertura oficial está marcada para o dia 29 (sábado), pelas 10h00, na Moagem de Sabóia, com um ciclo de conferências sobre o medronheiro. Vão ser debatidos temas como “a relação entre o teor de açúcar nos frutos e as características edafoclimáticas, bem como estratégias para reforçar a resiliência da planta ao stresse hídrico”, segundo a nota de Imprensa enviado a O SETUBALENSE.
A partir das 13h00, vai decorrer um almoço-convívio com porco no espeto, seguido de animação musical, um encontro de acordeonistas e a encenação “A Destila, uma tradição”. Durante a tarde, vai ser apresentado o “Guia das Destilarias do Sudoeste de Portugal”, às 15h00, seguido de uma mesa-redonda sobre os desafios da fileira do medronho, pelas 16h00. O programa do dia inclui ainda “degustações, exposições, um mercado tradicional e animação musical a cargo de Andamula, Moços do Mira e DJ Lighthouse, entre outros artistas”.
No dia 30 (domingo), as actividades prosseguem na freguesia de São Teotónio, com uma caminhada e visita a um pomar de medronheiros e a uma destilaria, partindo da Moagem de Sabóia, às 09h30.
O Festival do Medronho do Sudoeste conta com o apoio da Câmara Municipal de Odemira e das Juntas de Freguesia de Sabóia e São Teotónio.