Jovens alunas da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves alcançaram três dos cinco prémios principais
A Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, do Agrupamento de Escolas de Odemira, voltou a brilhar ao conquistar três prémios com projectos de investigação de jovens alunas. A atribuição foi realizada no Concurso Nacional de Jovens Cientistas, que decorreu no âmbito da Mostra Nacional de Ciência, no Porto, entre os dias 8 e 10 de Setembro. Na Mostra de Ciência deste ano, as jovens investigadoras odemirenses alcançaram três dos cinco prémios principais. Para além desta distinção foram ainda contempladas com a participação em três eventos científicos internacionais. Maria Viana e Valentina Gomes (com a participação no projecto de Sarah Condeixa) conquistou o terceiro prémio, com o projecto “Degradação de polietileno por fungos”, no valor de 750,00 euros e a participação na Regeneron ISEF (uma feira mundial de ciência, no Texas, Estados Unidos da América).
O projecto “Importância da floresta nativa – sequestro de carbono e promoção da biodiversidade”, das alunas Ana Sofia Costa e Mariana Gaspar (e com a participação de Carolina Cruz e Duarte Silva) ganhou o quarto prémio, no valor de 600,00 euros e a participação na Semana Internacional de Estudo da Vida Selvagem (Alpes, Suíça). Também o projecto “Análise do impacto dos protectores solares na vida aquática”, de Sofia Reis, Lara Guerreiro e Maria Paulino, obteve o quinto prémio, no valor de 400,00 euros e a ainda participação na Zienzia Azoka (uma mostra de ciência no País Basco, Espanha).
A Mostra de Ciência é um evento organizado pela Fundação da Juventude e a Agência Ciência Viva, onde são reunidos anualmente os melhores projectos científicos realizados pelos jovens portugueses, onde são avaliados por um júri constituído por investigadores das diferentes áreas da ciência.