16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalOdemiraAlunas conquistam prémios no Concurso Nacional de Jovens Cientistas

Alunas conquistam prémios no Concurso Nacional de Jovens Cientistas

Jovens alunas da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves alcançaram três dos cinco prémios principais

 

- PUB -

A Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, do Agrupamento de Escolas de Odemira, voltou a brilhar ao conquistar três prémios com projectos de investigação de jovens alunas. A atribuição foi realizada no Concurso Nacional de Jovens Cientistas, que decorreu no âmbito da Mostra Nacional de Ciência, no Porto, entre os dias 8 e 10 de Setembro. Na Mostra de Ciência deste ano, as jovens investigadoras odemirenses alcançaram três dos cinco prémios principais. Para além desta distinção foram ainda contempladas com a participação em três eventos científicos internacionais. Maria Viana e Valentina Gomes (com a participação no projecto de Sarah Condeixa) conquistou o terceiro prémio, com o projecto “Degradação de polietileno por fungos”, no valor de 750,00 euros e a participação na Regeneron ISEF (uma feira mundial de ciência, no Texas, Estados Unidos da América).

O projecto “Importância da floresta nativa – sequestro de carbono e promoção da biodiversidade”, das alunas Ana Sofia Costa e Mariana Gaspar (e com a participação de Carolina Cruz e Duarte Silva) ganhou o quarto prémio, no valor de 600,00 euros e a participação na Semana Internacional de Estudo da Vida Selvagem (Alpes, Suíça). Também o projecto “Análise do impacto dos protectores solares na vida aquática”, de Sofia Reis, Lara Guerreiro e Maria Paulino, obteve o quinto prémio, no valor de 400,00 euros e a ainda participação na Zienzia Azoka (uma mostra de ciência no País Basco, Espanha).

A Mostra de Ciência é um evento organizado pela Fundação da Juventude e a Agência Ciência Viva, onde são reunidos anualmente os melhores projectos científicos realizados pelos jovens portugueses, onde são avaliados por um júri constituído por investigadores das diferentes áreas da ciência.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -