Espaços encerrados, actividades canceladas ou adiadas e serviços condicionados pelas três autarquias
Palmela, Sines e Grândola anunciaram, na última sexta-feira, o encerramentos de vários equipamentos, a suspensão de actividades culturais e desportivas programadas, activando os respectivos planos de contingência ao Covid-19.
O município palmelense fechou no mesmo dia o Cineteatro São João, a Biblioteca Municipal de Palmela, a Biblioteca e o Auditório Municipal de Pinhal Novo, Centro Cultural de Poceirão, o Centro Comunitário de Águas de Moura, os polos das bibliotecas em Quinta do Anjo e Águas de Moura, os Centros de Recursos para a Juventude de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo, o Posto de Turismo de Palmela, as piscinas municipais e outros equipamentos geridos pela Empresa Municipal Palmela Desporto.
Quanto a iniciativas, a autarquia decidiu suspender: programas de ocupação de tempos livres nas férias lectivas (desportivas e culturais); “Março a Partir” – Mês da Juventude; comemorações do Dia Mundial do Teatro e do Comemorações do Dia Mundial da Árvore; programa “Aprender a Nadar”, “Viver Melhor, Viver com Autonomia”; “50+ Programa de Exercício”, actividades no âmbito do “Programa Municipal de Apoio à Pessoa Idosa” e também do “Saúde Palmela”. Estão ainda suspensas as animações nos mercados municipais, as sessões de informação do Serviço de Apoio ao Consumidor e as visitas turísticas guiadas.
Paralelamente foram adiados vários eventos, como o Festival Queijo Pão e Vinho, a Arrábida Walking Festival, a Clássica da Arrábida, a Granfondo da Arrábida, as provas da Taça de Portugal de Cadetes e de Femininas em ciclismo, além da Semana da Freguesia de Quinta do Anjo.
No que toca a serviços de atendimento municipais, a autarquia informou que os manterá em funcionamento “embora com algumas restrições de acesso aos espaços e com redução no número de postos de atendimento”, apelando aos munícipes que “privilegiem a comunicação com os serviços municipais via endereço electrónico ou contacto telefónico”. O Atendimento Social a Munícipes foi suspenso, porém a edilidade garante que estão salvaguardadas “situações emergentes”.
Medidas por um mês
Em Sines, a Câmara Municipal decidiu suspender todas as iniciativas de caráter cultural e desportivo e, ao mesmo tempo, encerrar a Piscina Municipal Carlos Manafaia, o Pavilhão dos Desportos, o Pavilhão Multiusos de Sines, o Centro de Artes de Sines, o Museu de Sines e o Posto de Informação Turística de Sines. Os espaços seniores municipais em Sines e Porto Covo também são encerrados.
“Estas medidas têm, para já, como horizonte temporal o dia 12 de Abril, mas poderão acompanhar os desenvolvimentos a nível nacional”, indicou a edilidade.
Os serviços municipais “não se encontram encerrados”, mas a autarquia apela para que o recurso ao atendimento presencial pelos munícipes seja o “estritamente necessário”. A Câmara Municipal “manterá as suas reuniões ordinárias e extraordinárias sempre que se justifique, muito embora fiquem sem efeito as reuniões públicas”.
Grândola também anunciou o encerramento de equipamentos, como biblioteca, arquivo, Cine Granadeiro, Cineteatro Grandolense, Parque de Feiras e Exposições, Casa Mostra de Produtos Endógenos, Universidade Sénior e Estúdio Jovem. São ainda fechados o posto de turismo bem como os equipamentos desportivos, a Divisão de Planeamento e Urbanismo e o Gabinete de Veterinária. Os eventos lúdicos, sociais, culturais e desportivos foram cancelados. Estas medidas entraram em vigor no passado sábado e vão prolongar-se até 15 de Abril, sem prejuízo de poderem ser estendidas, indicou o município.