Passadiço até ao Seixalinho, parque urbano e corredor verde na zona da feira e jardins desde o Cais do Milho até ao E.Leclerc são alguns dos projectos
Ricardo Bernardes, candidato do PS à presidência da Câmara Municipal do Montijo, anunciou na passada sexta-feira cinco medidas para a requalificação da frente ribeirinha, que vão constar no programa que o partido irá apresentar ao eleitorado montijense.
A construção de “um passadiço até ao Seixalinho, mediante negociação com os proprietários dos terrenos”, a criação de “um parque urbano e corredor verde, requalificando a zona da feira de São Pedro e a área em terra batida junto ao estacionamento da Rua António Fortunato Sousa”, e a “modernização do mercado da reforma agrária” são três dos projectos propostos pelo socialista. A estes somam-se ainda a “implantação de jardins temáticos dedicados às actividades económicas tradicionais do Montijo, entre o Cais do Milho e o E.Leclerc, mediante negociação com os proprietários” dos terrenos, e a “recuperação do antigo Cais dos Vapores” – cuja cedência à Câmara Municipal “já foi protocolada com a Administração do Porto de Lisboa” – através da “construção de um centro náutico e espaço de restauração”.
Este conjunto de projectos vai integrar “um plano estratégico” que os socialistas estão a preparar para a frente ribeirinha – desde o Seixalinho até Sarilhos –, o qual “servirá de referência para intervenções municipais e negociações com privados”.
O anúncio destas medidas foi feito durante uma sessão de debate sobre o futuro da frente ribeirinha, que o PS dinamizou no Café Canto do Tejo com o objectivo de recolher contributos do público para a elaboração do programa eleitoral. A iniciativa contou com as participações de Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, e Jaime Costa, responsável pelo Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos – onde está a ser construída a embarcação tradicional “Gaivota do Montijo” – e profundo conhecedor do Tejo. A sessão contou ainda com apontamentos de teatro e poesia a cargo de elementos do Grupo de Teatro Sem Limites.
Pegões Lista do PS à Junta com Regina Letras e Luís Rouxinol Jr.
Depois de ter apresentado Ana Lúcia Ferreira como candidata à presidência da Junta da União das Freguesias de Pegões, o PS deu ontem a conhecer dois dos nomes que vão acompanhar a cabeça-de-lista. Maria Regina Letras, funcionária naquela autarquia há 38 anos, e Luís André Vicente (cavaleiro tauromáquico conhecido como Luís Rouxinol Jr.) vão integrar a lista liderada por Ana Lúcia Ferreira no segundo e no terceiro lugar, respectivamente.