O INCLUIR+ visa criar oportunidades de integração laboral para os mais vulneráveis
São oito e estão preparados e disponíveis para integrar o mercado de trabalho em instituições da região, depois de terem concluído o Percurso de Auxiliar de Acção Directa, no âmbito da participação no projecto INCLUIR+ da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo (AFPDM).
O projecto da AFPDM, dinamizado em parceria com a Santa Casa de Misericórdia do Montijo, permitiu aos participantes concluírem a formação iniciada a 17 de Janeiro.
O INCLUIR+ “visa criar oportunidades de integração laboral a grupos sociais vulneráveis em risco de exclusão social (jovens com insucesso escolar e sem ocupação laboral ou formativa; adultos desempregados; migrantes), capacitando-os num conjunto de competências sócio-profissionais”, explica a AFPDM sobre a iniciativa, que “conta com a colaboração/parceria do tecido empresarial da região”.
Os participantes no projecto beneficiam de “percursos intensivos de capacitação com duração de 2 meses”, em diversas vertentes: “literacia digital, financeira e cidadania plena; competências técnicas em áreas de jardinagem, electricidade, restauração, mecânica ou apoio geriátrico; experiência prática em contexto de trabalho; tutoria de acompanhamento; e promoção junto das entidades empregadoras com vista à sua empregabilidade”.
O Gabinete de Apoio às Empresas da AFPDM “apoia o tecido empresarial no processo de integração laboral em todas as suas fases, desde a selecção à execução de candidaturas a medidas de apoio à contratação”, frisa a associação. Os interessados podem dirigir-se à AFPDM ou contactar lidia.fernandes@epmontijo.edu.pt ou o 212313862.