Cara nova na vereação socialista recebeu seis pelouros das mãos da presidente Maria Clara Silva
Tem 55 anos, é doutorada em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e foi perita nacional na Comissão de Igualdade de Género do Conselho da Europa, em Estrasburgo. Marina Birrento é a cara nova no executivo municipal do Montijo. Ocupou a vaga na vereação socialista, na sequência da saída de Nuno Canta para a AMARSUL.
A tomada de posse decorreu na última reunião de câmara, no passado dia 26. E Marina Birrento fica responsável por seis pelouros. Maria Clara Silva, que substituiu Nuno Canta na presidência da autarquia, atribuiu à nova vereadora as pastas seguintes: Divisão de Educação; Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde; Divisão de Administração Organizacional (excepção feita à Unidade Municipal de Tecnologias e Sistemas de Informação); Gabinete do Munícipe; Gabinete de Turismo, Inovação e Desenvolvimento Económico; e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.
“Fortalecer as políticas públicas e garantir uma maior qualidade de vida para todos munícipes” é o objectivo assumido por Marina Birrento, citada num comunicado da autarquia. A nova vereadora – que apresenta também no currículo um curso de Estudos Avançados em Gestão e Administração Pública – reforça que pretende “trabalhar para promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, através de políticas inclusivas e de valorização dos recursos locais”. “Estamos empenhados em assegurar a participação activa dos munícipes na construção de um concelho mais justo e igualitário”, adianta.
Na mesma nota, o município lembra que Marina Birrento “traz uma vasta experiência em políticas públicas e igualdade de género, consolidada ao longo de nove anos na Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG)”, ao mesmo tempo que realça o trabalho desenvolvido pela agora autarca na Comissão de Igualdade de Género do Conselho da Europa.
“A sua carreira destaca-se pela dedicação à promoção da igualdade e da não discriminação. Recentemente, desempenhava funções como técnica superior no Instituto Nacional para a Reabilitação, onde se dedicou à investigação e formação na área da deficiência. No seu percurso na Câmara Municipal do Montijo, desde 2019, Marina Birrento colaborou na elaboração de diagnósticos sociais e implementou políticas públicas, destacando-se pela contribuição para o Plano Municipal para a Igualdade e para a criação da Equipa para a Igualdade e Cidadania”, salienta a autarquia, a finalizar.