Município do Montijo vai criar espaços de ensino para quem nunca usou a Internet

Município do Montijo vai criar espaços de ensino para quem nunca usou a Internet

Município do Montijo vai criar espaços de ensino para quem nunca usou a Internet

Iniciativa resulta de uma parceria com a A2D Consulting para execução do programa “Eusoudigital” em três freguesias do concelho

 

A Câmara do Montijo vai criar três centros de formação na área do digital, nas freguesias de Sarilhos Grandes, Pegões e Montijo/Afonsoeiro. Esta é uma das contrapartidas assumidas pelo município num protocolo de cooperação com a A2D Consulting, aprovado por unanimidade pelo executivo na reunião pública de quarta-feira passada, com vista à execução do programa “Eusoudigital”.

- PUB -

O programa, explica a autarquia, “destina-se a todos os portugueses que nunca usaram a Internet, em particular adultos acima dos 45 anos, que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais ao dia-a-dia”.

O “Eusoudigital”, reforça a edilidade, “propõe-se a trabalhar com pessoas que não têm hoje qualquer interacção com o mundo ‘on-line’, através de acções de capacitação digital desenvolvidas por voluntários no contexto familiar ou em locais de proximidade na comunidade em que [se] vive”.

A iniciativa tem assim como objectivo “permitir uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à Internet” e o combate ao isolamento, “através de ferramentas digitais de comunicação”. Para o efeito, possibilita a aprendizagem de utilização de “e-mail e outras ferramentas de comunicação”, a realização de “pesquisas na Internet” e o “uso das redes sociais”, sem deixar de acautelar como os utilizadores devem navegar “on-line” em segurança.

- PUB -

Além dos espaços a criar em instalações municipais nas três freguesias para a execução do programa, ainda no âmbito do acordo a rubricar com a A2D Consulting, o município fica responsável “pela realização de acções de capacitação para 40 a 60 adultos”.

O “Eusoudigital” é promovido “pelo Movimento pela Utilização Digital Activa (MUDA) – iniciativa concebida, desenvolvida e executada pela A2D Consulting e pela Estrutura de Missão Portugal Digital”, indica a autarquia. O programa é co-financiado pela Caixa Geral de Depósitos, pelo Portugal 2020 e pela Comissão Europeia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -