Exposição dá a conhecer trabalhos de autor natural de Pegões
Começou por se interessar pela pintura, mas foi o instantâneo fotográfico que o arrebatou e, esta quinta-feira, José Policarpo mostra alguns frutos dessa paixão. O Museu Municipal do Montijo foi o palco escolhido para dar a conhecer a exposição de fotografia – intitulada “Entre a Luz e as Sombras” – que o autor, natural da freguesia de Pegões, inaugura amanhã pelas 19 horas.
A mostra vai poder ser apreciada até 19 de Novembro e as entradas são gratuitas, revela a Câmara Municipal do Montijo, que destaca a “linguagem fotográfica original” de José Policarpo.
“O seu trabalho é uma procura constante pelo instante fugaz, pelo vislumbre. Através da sua lente, o autor capta o mundo natural na sua intimidade, com extraordinária sensibilidade para a luz e para os ambientes que retrata”, salienta a autarquia.
A paixão de José Policarpo por retratos não se confinou à fotografia, mas esta arte levou a melhor sobre uma experiência tentada em telas. “Como autodidacta começou por fazer os primeiros esboços a óleo e pastel, sempre com motivos naturais (principalmente paisagens), mas a pintura (com várias questões mais técnicas) não tinha a característica ‘imediata’ que sempre lhe agradou na fotografia”, adianta a edilidade, sobre o autor que desenvolveu, desde a infância, “interesse pela natureza, assistindo a documentários da BBC e da National Geographic com o seu pai”.
A exposição “Entre a Luz e as Sombras” pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 9 às 12h30 e das 14 às 17h30, até 19 de Novembro.