Idosos e crianças voltam a sentir magia do Natal na União Mutualista N. Sra. da Conceição

Idosos e crianças voltam a sentir magia do Natal na União Mutualista N. Sra. da Conceição

Idosos e crianças voltam a sentir magia do Natal na União Mutualista N. Sra. da Conceição

Festas no lar e nas unidades de infância de novo com presença de familiares. De permeio, a administração foi reeleita

 

Dois anos e uma pandemia depois, a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição (localmente conhecida como Montepio) voltou a comemorar a quadra natalícia sem restrições. No lar e nas unidades de infância da instituição, seniores e crianças puderam sentir de novo a “magia” das festas de Natal na presença dos familiares, realizadas entre 10 e 17 deste mês.

- PUB -

Motivo de alegria redobrada para a administração da mutualista, já que este regresso à normalidade comemorativa da quadra coincide com o terminar das celebrações dos 150 anos de vida da instituição.

“Toda a nossa equipa sente ainda mais nesta época o orgulho de saber que, com o seu trabalho diário, contribui para um melhor Natal na comunidade”, diz Patrícia Soares, do Conselho de Administração, citada numa nota de Imprensa da instituição.

De acordo com a mutualista, a felicidade foi “visível nos rostos dos utentes do lar e da Unidade de Cuidados Continuados Integrados”, para trás que ficou o interregno forçado das comemorações em formato tradicional (leia-se, na presença de familiares). “Foram os profissionais das nossas equipas que acompanharam os utentes durante dois anos, quando estes se viram privados da presença da família devido à pandemia. Foi agora uma emoção muito grande verificar a alegria de todos, técnicos, familiares e utentes, juntos na nossa tradicional festa de Natal”, reconhecem os responsáveis por estas valências.

- PUB -

Uma felicidade que se estendeu também aos mais pequenos, que frequentam as unidades de infância, bem como aos seus familiares. Até porque os festejos “voltaram a contar com a participação dos pais” que, além de assistirem à “alegria dos mais pequenos nas representações de Natal”, puderam ainda “apreciar e receber os trabalhos” desenvolvidos pela criançada em contexto de ‘sala de aula’ e “dedicados aos seus familiares mais próximos”, sublinha a mutualista.

Eleições e balanço a 2022

A actualidade da instituição ficou ainda marcada pelas eleições do passado dia 15 que reconduziram Pedro Santos na presidência do Conselho de Administração. A equipa liderada por Santos – única a submeter-se a sufrágio – foi reeleita para o triénio 2023-2025, com o propósito de “dar continuidade ao trabalho de um século e meio na defesa dos valores do Mutualismo”, resume o responsável, na mesma nota.

- PUB -

O compromisso de concluir alguns projectos e, sobretudo, a confiança no futuro estiveram na base da recandidatura a mais um mandato, explica Pedro Santos. “Uma confiança que assenta na certeza de ter uma equipa cada vez mais motivada para prestar melhores serviços aos associados e aos montijenses e de sentir que [a instituição] é, cada vez mais, reconhecida como um pilar da comunidade na área social e em diversos sectores”, complementa.

O presidente da mutualista realça ainda que este foi “um ano de afirmação e reforço da missão” e faz um balanço positivo ao trabalho realizado em 2022.

Destaca o “alargamento do Serviço de Acompanhamento de Acção Social, realizado pelo Centro Comunitário Mais Cidadão, passando a abranger a freguesia do Afonsoeiro”, a “celebração de um acordo de parceria com a Câmara Municipal, no âmbito das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa” e o “início das obras no edifício do Centro de Acolhimento de Emergência Social, uma nova valência que a União Mutualista vai passar a desenvolver, através de acordo com a Segurança Social”.

Além disso, lembra a “aprovação de duas candidaturas em sede de PRR” que, vinca, “vão potenciar ainda mais a intervenção da mutualista na comunidade”. Processos que consistem na “renovação da Casa da Criança” e na “adaptação do antigo edifício da clínica da União Mutualista para a criação de uma nova unidade de lar”.
Pedro Santos salienta ainda o conjunto das comemorações levadas a efeito, este ano, pelo 150.º aniversário da instituição. O lançamento do livro “150 Anos ao serviço dos cidadãos do Montijo – um testemunho de vitalidade e resistência”, da autoria de Carlos Simões, foi um dos pontos altos do programa comemorativo, até porque a obra regista “a história não contada dos últimos 25 anos” da União Mutualista, indica, a concluir.

Valências Instituição serve mais de mil utentes por dia

Com valências que vão “desde a infância ao idoso, da saúde à educação”, além de contar com “uma farmácia comunitária e várias respostas de cariz social”, a União Mutualista diz servir actualmente um universo que “ultrapassa largamente os mil utentes/clientes por dia”. A instituição garante que desenvolve a sua acção assente “na prática dos valores do Mutualismo”. Valores que são “próximos dos que se associam à quadra natalícia” e que, assegura, “são aplicados em todas as valências e serviços prestados”. “Pode por isso dizer-se que a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição contribui para uma comunidade mais homogénea e resiliente e que, nesta época de Natal, contribui decisivamente para que todos os anos haja mais Natal na casa de todos montijenses”, faz notar a mutualista, a finalizar.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -