12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Flor foi rainha em fim-de-semana colorido e perfumado na baixa da cidade

Flor foi rainha em fim-de-semana colorido e perfumado na baixa da cidade

Flor foi rainha em fim-de-semana colorido e perfumado na baixa da cidade

Construções artísticas florais, espectáculos, animação de rua, mercado e tasquinhas foram algumas das actividades promovidas

A flor foi rainha neste fim-de-semana em duas cidades da região. A Avenida Luísa Todi em Setúbal e a Praça da República em Montijo reluziram com um colorido diferente e libertaram um aroma perfumado, complementados por um conjunto de actividades que atraíram milhares de pessoas ao espaço público.

- PUB -

No centro do Montijo, que se intitula como capital da flor, as construções artísticas florais, de diversas formas e feitios, tiveram até a particularidade de assinalar os 50 Anos da Liberdade – não passaram despercebidos os cravos gigantes em frente ao edifício da Galeria Municipal e ao “lettering” instalado na principal praça montijense.

As iniciativas arrancaram logo pela manhã de sexta-feira e envolveram os mais jovens das escolas e jardins-de-infância do concelho, que deixaram mensagens (postais) a bailar ao vento (como que de roupa estendida em cordas se tratasse) na zona central da cidade. O espaço da baixa montijense, envolvido por decorações com milhares de flores naturais, recebeu insufláveis, mercado floral, tasquinhas, animação de rua e espectáculos musicais, além de um desfile de moda promovido pelo comércio local, ao longo dos últimos três dias.

Tiago Nacarato foi o primeiro, na noite de sexta-feira, a subir ao palco instalado na Praça da República, que acolheu na noite de sábado o grupo Bizu Coolective e, ao final da tarde de ontem, a actuação da cantora e actriz Soraia Tavares, que assinalou o encerramento da festividade.

- PUB -

De permeio, mostraram-se ao público o Grupo da Escola de Artes Sinfonias & Eventos, o artista Chico Moreno, que animou a malta na zona das tasquinhas, o DJ Luís Pedro Gomes, a academia Dance Fusion, além de oficinas de flores e outras acções abertas à participação dos interessados. E o desfile de moda, realizado ontem à tarde, voltou a constituir-se como um dos principais momentos de encanto do evento.

Mas, a Festa da Flor do Montijo não se ficou apenas pela baixa da cidade. Ao certame associou-se, como vem sendo habitual, a superfície comercial Alegro, com um programa autónomo de actividades e espaços decorativos condizentes, mas subordinados ao tema do futebol, tendo em conta a contagem decrescente para o Euro 2024. Uma exposição com camisolas utilizadas em várias campanhas da principal Selecção Portuguesa em europeus e mundiais foi um dos atractivos maiores para os visitantes do espaço comercial. A animação neste espaço contou com demonstrações de dança do Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM) e também da academia Dance Fusion e com a actuação do grupo HMB. As celebrações no Alegro envolveram ainda a CERCIMA e o Clube Olímpico do Montijo.

O concelho montijense assegura cerca de 75% da produção nacional de “flor de corte” e é o maior produtor de gerberas da Península Ibérica.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -