Feira Quinhentista arranca esta tarde no centro da cidade montijense

Feira Quinhentista arranca esta tarde no centro da cidade montijense

Feira Quinhentista arranca esta tarde no centro da cidade montijense

Espactáculos de fogo, dança e teatro são algumas das actividades previstas. Desfiles e combates são atracções principais

O centro urbano da cidade montijense volta hoje a apresentar-se engalanado com adereços a evocar tempos antigos. A Feira Quinhentista de Aldeia Galega está de regresso. A abertura do certame, que vai prolongar-se até ao próximo domingo, está marcada para as 17 horas.

Uma arruada com a participação de elementos de vários grupos – Batucando, Companhia Al-Nawar, Espada Lusitana, Falcoaria Lusitana, Danças Antigas, Gaiteiros dum Trago, Jograis del Rei, Kinessis, Marsuppianee, Tânia Safaneta, Teatro Depressa, além de figurantes voluntários trajados a rigor – marca o arranque do evento.

- PUB -

Ontem ultimavam-se preparativos no centro da cidade. A colocação de bandeirolas coloridas, de tarjas com as cores do município (amarelo e verde) e a montagem das tendas que vão ser ocupadas por comerciantes despertavam as atenções de quem por ali transitava.

Além das tendas de produtos a contribuírem para um ambiente de recriação histórica, esta oitava edição da feira traz, depois, às praças da República e Gomes Freire de Andrade um vasto conjunto de espectáculos e animações. Entre as actividades previstas contam-se desfiles, espectáculos de dança, fogo, teatro e as habituais simulações de combates, apeados e a cavalo.

A iniciativa, segundo a Câmara Municipal do Montijo, visa assinalar “as comemorações sobre a data de atribuição do foral novo a Aldeia Galega, no âmbito da reforma dos forais promovida por D. Manuel I”. E um dos momentos mais simbólicos acontece amanhã com a “encenação” de uma ida de fidalgos e homens bons ao Cais das Faluas, acompanhados por grupos de animação, para participarem na recepção do alcaide de Aldegalega ao rei D. Manuel I.

- PUB -

O torneio na liça (nas traseiras da superfície comercial Minipreço) é outra das actividades que sempre despertam curiosidade. A exibição decorre também no sábado, a partir das 22 horas. A dança, o teatro de rua e espectáculos de fogo podem ser apreciados durante as três noites do certame.

No domingo, último dia da feira, destaca-se a saída do cortejo desde a Igreja Matriz até à liça dos cavaleiros e nova demonstração de combate, apeado e a cavalo, a partir das 18 horas, com os mesmos intervenientes da véspera. A iniciativa simula uma competição em honra de sua majestade, D. Manuel I. As actuações dos grupos Marsuppianee e Kinessis encerram o evento.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -