Nobres, donzelas, cavaleiros, saltimbancos e outros figurantes estão de regresso. Feira Quinhentista com três dias de animação de rua e recriações históricas
Tendinhas de comerciantes, dezenas de bandeirolas coloridas e pendões, com motivos alusivos a um período histórico distante, anunciam no “centro” do Montijo mais uma Feira Quinhentista de Aldeia Galega, cuja abertura está agendada para as 17 horas desta sexta-feira.
A 9.ª edição do evento, que se prolonga até ao próximo domingo, volta a trazer às praças da República e Gomes Freire de Andrade, assim como à zona ribeirinha, um conjunto de actividades que engloba torneios de armas, música, dança, teatro e animação de rua, desfiles, demonstrações de voo com aves de rapina e espectáculos de fogo.
Segundo a Câmara Municipal do Montijo, o certame “assinala a atribuição do foral novo a Aldeia Galega (hoje Montijo), no âmbito das reformas dos forais promovidas por D. Manuel I”, e “pretende enquadrar os visitantes num ambiente de realização dos ofícios de época, de visita de mercadores de outras paragens, de tascas e tavernas com vários folguedos de dança, música, poesia, saltimbancos e teatro”.
Para o arranque da feira, a partir das 17 horas de hoje, está previsto um desfile com elementos de vários dos grupos que integram o cartaz de animação: Agape, Ana e os Gansos, Batucando, Companhia Al-Nawar, Espada Lusitana, Falcoaria Lusitana, Grupo de Danças Antigas, Gaiteiros dum Trago, Jograis del Rei, Marsuppianee e voluntários.
Da programação para este primeiro dia do certame destacam-se ainda as actuações da Companhia Al-Nawar e dos Gaiteiros dum Trago, a partir das 21 horas, e o espectáculo de fogo com Marsuppianee, pelas 23h30.
Para amanhã, a partir das 17 horas, está agendada a “ida dos fidalgos e homens bons” até ao Cais das Faluas, com todos os grupos de animação, e recepção do alcaide da vila de Aldeia Galega a El-Rei D. Manuel I, seguida de um desfile conjunto até à Praça da República, iniciativa que se constitui como um dos momentos altos da feira.
Uma demonstração de voo livre com aves de rapina (18h30), teatro de rua, música, danças medievais e orientais, assim como um novo espectáculo de fogo com o grupo Marsuppianee, são outras das várias propostas de animação para este sábado, que contempla ainda em programa o sempre aguardado Torneio em Honra de El-Rei D. Manuel I, na liça (Largo da Caldeira), com a participação de elementos dos grupos Agape, Cavaleiros de Ribadouro e Espada Lusitana (22 horas).
No domingo replicam-se várias actuações durante a tarde e a noite. Um dos principais destaques da programação para o derradeiro dia do evento é o cortejo dos cavaleiros, meirinho, nobres, donzelas e homens bons, desde a Igreja até à liça. A actuação do grupo Marsuppianee, com mais um espectáculo de fogo, antecede o encerramento do certame.
A Feira Quinhentista é organizada pela associação Aliusvetus, em parceria com a Câmara Municipal do Montijo.