Câmara Municipal do Montijo fechou 2024 com prejuízo de 1,6 milhões de euros

Câmara Municipal do Montijo fechou 2024 com prejuízo de 1,6 milhões de euros

Câmara Municipal do Montijo fechou 2024 com prejuízo de 1,6 milhões de euros

Assembleia Municipal aprova documento. Investimento no último ano ascendeu a 5,4 milhões, o correspondente a uma taxa de execução de 40%

A Câmara Municipal do Montijo fechou 2024 com um resultado líquido negativo de 1,68 milhões de euros.

- PUB -

As contas, que já haviam sido aprovadas pelo executivo camarário com quatro votos a favor (três do PS e um do PSD) e duas abstenções da CDU, foram ratificadas na última sexta-feira pela Assembleia Municipal, com 11 votos favoráveis (dez do PS e um da CDU) e as abstenções de PSD (cinco), CDU (três), BE (um) e IL (um).

De acordo com o documento da prestação de contas, a despesa total líquida foi de 54,6 milhões de euros, o equivalente a uma taxa de realização de 78% em relação aos 70,2 milhões do Orçamento Municipal. Cresceu 5,2 milhões face a 2023 (um aumento de 11%). A despesa corrente foi de 45,7 milhões e a despesa de capital ascendeu a 8,8 milhões.

O investimento realizado em 2024 correspondeu a 5,4 milhões de euros, o que se traduziu numa taxa de execução de 40%. A construção anexa à Galeria Municipal, a recuperação da cobertura das oficinas municipais, a reabilitação do Centro de Saúde do Afonsoeiro, a requalificação do sintético do Esteval e a execução de trabalhos nos edifícios escolares foram alguns dos investimentos realizados no último ano.

- PUB -

Já no que toca à receita, o município arrecadou no total 66,2 milhões de euros, o que se traduziu numa taxa de realização de 94%. A receita total cresceu 9% face a 2023.

A receita corrente foi de 51,5 milhões (cresceu 7,5 milhões em relação ano anterior), ao passo que a receita de capital cifrou-se nos 3,6 milhões (mais 365 mil euros face a 2023). As outras receitas atingiram os 11 milhões (o que representou uma diminuição de 2,4 milhões, comparativamente com o ano transacto).

A receita arrecadada com os impostos directos correspondeu a 24,3 milhões: as maiores fatias foram obtidas com o IMI e o IMT, que representaram, respectivamente, 31% e 54% do total das cobranças fiscais. A receita dos impostos directos aumentou 3,9 milhões de euros face a 2023.

- PUB -

Na Assembleia Municipal, o voto dissonante (a favor da prestação de contas) que surgiu na bancada da CDU mereceu a reprovação da coligação. “O voto favorável não pode ser referido à bancada da CDU. O senhor que está aqui em representação da Junta de Sarilhos Grandes [a substituir a independente Dinora Caetano, que preside àquela autarquia e que foi eleita pela CDU] é publicamente o candidato do PS a Sarilhos Grandes [nas próximas autárquicas] e, por conseguinte, não faz parte politicamente da bancada da CDU”, explicou Avelino Antunes, membro do grupo municipal da CDU.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não