19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCoronel Diná Azevedo faz história ao assumir comando da Base Aérea n.º...

Coronel Diná Azevedo faz história ao assumir comando da Base Aérea n.º 6

É a primeira mulher a liderar os destinos de uma base aérea em Portugal. Tomou posse da unidade do Montijo

 

- PUB -

A primeira base aérea a ser comandada por uma mulher em Portugal foi a n.º 6 do Montijo. A coronel Diná Azevedo, 50 anos, natural de Mangualde, foi empossada no comando da BA6, na passada segunda-feira, em cerimónia apadrinhada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“O meu compromisso, meu general, é o de trabalhar sem descanso para, plenamente empenhada e motivada, contribuir todos os dias com força e grandeza de ânimo, para continuarmos juntos a escrever a história da Base Aérea 6, onde a terra acaba e o mar começa”, disse na ocasião a nova responsável pela unidade, que soma mais de 4 400 horas de voo em várias aeronaves, para as quais se qualificou como piloto aviador, piloto comandante, piloto instrutor e piloto avaliador.

Já Marcelo Rebelo de Sousa desejou felicidades à Força Aérea, em particular, e ás Forças Armadas portuguesas, em geral, a pensar naquilo que a “todos une”: “o compromisso de honra que se chama Portugal”.

- PUB -

A cerimónia – que começou por decorrer na placa de estacionamento de aeronaves mas que acabou por passar para o interior de um edifício do comando face a uma chuvada forte que se fez sentir – contou também com as presenças de Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, e Fernando Caria e Leonel Fina, que presidem respectivamente às juntas de Montijo/Afonsoeiro e Samouco, entre várias outras entidades.

Diná Azevedo ingressou no Curso de Ciências Militares e Aeronáuticas da Academia da Força Aérea em 1990, na especialidade de piloto aviador.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -