28 Novembro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoAssociação Abrigo comemora esta tarde 20 anos e já soma apoio a...

Associação Abrigo comemora esta tarde 20 anos e já soma apoio a centenas de crianças

Sessão na Quinta do Saldanha vai reunir autarcas de Montijo e Alcochete e a directora distrital da Segurança Social

 

- PUB -

Já contabiliza apoio a 350 famílias e cerca de 700 crianças através de uma das valências que assegura, desde 2015, nos concelhos onde actua em permanência, Montijo e Alcochete. Os números mostram o alcance da Abrigo, Associação Portuguesa de Apoio à Criança, que nasceu em 2002 e que hoje, a partir das 18 horas, assinala o 20.º aniversário, numa cerimónia pública a ter lugar na sala multiusos da Quinta do Saldanha.

A sessão desta tarde “pretende juntar muitos dos que, em termos pessoais ou em representação das respectivas instituições, têm acompanhado a Abrigo ao longo dos últimos 20 anos e que foram importantes para a sua concretização”, revela a associação de apoio à criança. Autarcas de Montijo e Alcochete, assim como a directora do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social, Luísa Malhó, entre outros, vão participar na cerimónia, onde será dado a conhecer em maior detalhe o raio de acção da Abrigo.

“Entre os vários projectos e valências desenvolvidos pela Abrigo destaca-se, no âmbito da Abrigo Famílias, a resposta social Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP)”, realça a instituição. O CAFAP funciona desde 2015 “com base num acordo de cooperação com a Segurança Social” e “tem como missão o apoio e a intervenção, em permanência, nos concelhos do Montijo e Alcochete, a famílias com crianças sinalizadas pelas entidades competentes”. E o balanço à actividade desta valência impressiona: “Desde a sua entrada em funcionamento, o CAFAP da Abrigo já apoiou mais de 350 famílias e cerca de 700 crianças.”

- PUB -

Aposta na investigação

A acção da instituição no apoio aos mais novos e desprotegidos vai, no entanto, mais além, conforme faz notar a associação. “A Abrigo Investigação é outra das áreas em que a instituição tem apostado, área que pretende promover o desenvolvimento da investigação científica e do conhecimento no âmbito de todas as temáticas directa ou indirectamente relacionadas com a criança e, em particular, a criança em risco e/ou perigo.”

Nesse contexto, a instituição tem vindo a desenvolver várias acções. “Em conjunto com a academia, a Abrigo já promoveu diversos estudos e, ainda no âmbito da Abrigo Investigação, foi criado um Centro de Documentação especializado na temática da criança, projecto desenvolvido em parceria com o município de Alcochete, para o qual foi cedida uma ala da Biblioteca Municipal de Alcochete”, indica a Abrigo. O projecto implementado em Alcochete, de resto, já conta com “mais de 600 referências bibliográficas”, adianta a associação que tem em perspectiva a dinamização de “outros projectos e valências” de apoio à criança.

- PUB -

A Abrigo desenvolve um trabalho de intervenção junto das crianças em risco e/ou perigo bem como das respectivas famílias.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Cadáver de homem encontrado esta manhã na praia da Torre em Grândola

Corpo deu à costa no Carvalhal, havendo suspeitas de tratar-se de Manuel Arrábida, chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal desaparecido há sete dias

“Tenho a vida completamente destruída”

Os relatos dos funcionários da Palvidas, que mesmo sem ordenados aparecem no trabalho por apreço aos doentes que transportam
- PUB -