30 Novembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMunicípio do Montijo vai criar espaços de ensino para quem nunca usou...

Município do Montijo vai criar espaços de ensino para quem nunca usou a Internet

Iniciativa resulta de uma parceria com a A2D Consulting para execução do programa “Eusoudigital” em três freguesias do concelho

 

- PUB -

A Câmara do Montijo vai criar três centros de formação na área do digital, nas freguesias de Sarilhos Grandes, Pegões e Montijo/Afonsoeiro. Esta é uma das contrapartidas assumidas pelo município num protocolo de cooperação com a A2D Consulting, aprovado por unanimidade pelo executivo na reunião pública de quarta-feira passada, com vista à execução do programa “Eusoudigital”.

O programa, explica a autarquia, “destina-se a todos os portugueses que nunca usaram a Internet, em particular adultos acima dos 45 anos, que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais ao dia-a-dia”.

O “Eusoudigital”, reforça a edilidade, “propõe-se a trabalhar com pessoas que não têm hoje qualquer interacção com o mundo ‘on-line’, através de acções de capacitação digital desenvolvidas por voluntários no contexto familiar ou em locais de proximidade na comunidade em que [se] vive”.

- PUB -

A iniciativa tem assim como objectivo “permitir uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à Internet” e o combate ao isolamento, “através de ferramentas digitais de comunicação”. Para o efeito, possibilita a aprendizagem de utilização de “e-mail e outras ferramentas de comunicação”, a realização de “pesquisas na Internet” e o “uso das redes sociais”, sem deixar de acautelar como os utilizadores devem navegar “on-line” em segurança.

Além dos espaços a criar em instalações municipais nas três freguesias para a execução do programa, ainda no âmbito do acordo a rubricar com a A2D Consulting, o município fica responsável “pela realização de acções de capacitação para 40 a 60 adultos”.

O “Eusoudigital” é promovido “pelo Movimento pela Utilização Digital Activa (MUDA) – iniciativa concebida, desenvolvida e executada pela A2D Consulting e pela Estrutura de Missão Portugal Digital”, indica a autarquia. O programa é co-financiado pela Caixa Geral de Depósitos, pelo Portugal 2020 e pela Comissão Europeia.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -