18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoUnidade de Saúde Familiar Aldegalega inaugurada dentro de três a quatro meses

Unidade de Saúde Familiar Aldegalega inaugurada dentro de três a quatro meses

Obras concluídas até Março. Investimento passou de meio milhão para 750 mil euros. Tutela espera abranger cerca de 13 mil utentes

 

- PUB -

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Aldegalega, no recinto do hospital do Montijo, vai ser inaugurada dentro de três a quatro meses. A empreitada, que representa um investimento de cerca de 750 mil euros, está praticamente finalizada.

“As obras de requalificação do espaço estão em fase de conclusão, estimando-se que o seu termo ocorra durante este primeiro trimestre do ano”, confirmou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) a O SETUBALENSE. Terminados os trabalhos, até Março, “segue-se o habitual período de vistorias e equipamento”, o que significa que a infra-estrutura poderá até entrar em funcionamento a partir de Abril/Maio.

De acordo com a mesma entidade, a USF Aldegalega – cujo investimento inicial previsto não passava de meio milhão de euros – “deverá abranger cerca de 13 mil utentes”, 5 700 dos quais sem médico de família. Em termos de recursos humanos, a unidade de saúde vai contar com “uma equipa que deverá ser composta por sete médicos, sete enfermeiros e cinco assistentes técnicos”, adiantou a ARSLVT.

- PUB -

Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, sublinha que o investimento da tutela reveste-se de capital importância e espera que a inauguração possa ocorrer o mais breve possível. “Seria bom que inaugurasse em Abril. Vem diminuir o número de utentes sem médico de família”, disse, para reforçar de seguida: “Resolverá a situação de uma quantidade de famílias que têm acompanhamento médico precário, por falta de médico de família.”

“Podemos ter aqui um trabalho importante de prevenção de casos agudos de doença, através do reforço da medicina na área dos cuidados de saúde primários, poucas vezes falada mas que é das mais fundamentais”, completou.

Investimento no Bairro do Areias

- PUB -

Esta, porém, não será a única Unidade de Saúde Familiar a beneficiar a população montijense. Perspectivada está ainda uma outra, conforme o autarca faz questão de salientar. “Estamos a acabar o projecto da nova Unidade de Saúde Familiar no Bairro do Areias, que vai localizar-se nas antigas instalações da Pluricoop”, lembrou.

Apesar de se encontrar numa fase mais embrionária, este investimento pode ser realidade num horizonte não muito longínquo. “Em meados deste ano o projecto deve estar concluído, para depois ser aprofundado com a ARSLVT e podermos passar à execução da obra. Esperamos iniciar a construção no próximo ano e inaugurar o equipamento lá para 2024”, revelou.

“Vai abranger um conjunto de famílias daquela zona e também será muito importante, sobretudo para os idosos, que deixam de ter de se deslocar ao centro da cidade já que passam a ter médico mais perto. E permitirá igualmente apoiar as muitas famílias jovens que têm vindo residir para aquela zona”, rematou.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -