28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMONTIJO | Transtejo vai ampliar Cais do Seixalinho e comprar mais barcos

MONTIJO | Transtejo vai ampliar Cais do Seixalinho e comprar mais barcos

O número de carreiras da Transtejo a ligar Montijo e Lisboa vai ser aumentado, com a aquisição de novas embarcações panorâmicas, e o terminal fluvial do Seixalinho vai ser ampliado. A informação foi hoje dada ao presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, pela a administração da Transtejo, durante uma reunião realizada na sede da empresa, no Cais do Sodré, em Lisboa, que contou ainda com a participação do vereador Ricardo Bernardes.

- PUB -

“Em cima da mesa estiveram duas questões: os actuais constrangimentos na travessia fluvial Montijo-Lisboa e o alargamento da oferta de transportes públicos fluviais em resposta às necessidades do futuro Aeroporto do Montijo”, revela a autarquia, em nota de Imprensa, dando de seguida conhecimento das perspectivas apresentadas pelos responsáveis da empresa aos autarcas.

“A administração da Transtejo informou que está a elaborar um programa que permitirá aumentar o número de carreiras entre o Montijo e Lisboa, para responder aos desafios do novo Aeroporto do Montijo. Este plano prevê a aquisição de novas embarcações panorâmicas, a ampliação do Cais do Seixalinho, aumentando assim a frequência e a qualidade do serviço de transporte público fluvial”, pode ler-se na nota município.

Segundo a autarquia, relativamente ao problema de supressão de carreiras verificado nos últimos dois meses, a administração da Transtejo explicou que, actualmente, a travessia fluvial entre o Montijo e Lisboa “está a ser assegurada com um número de embarcações que não permite a redundância em caso de falha e, por isso, sempre que um barco avaria a sua substituição imediata não é possível”.

- PUB -

Durante o último mês, o número de avarias nos barcos aumentou significativamente, reconheceu a empresa aos autarcas, admitindo que a situação originou algumas supressões nas carreiras, ao mesmo tempo que deixou a garantia de que está a fazer “um grande esforço na reparação das embarcações e na normalização da operação fluvial”.

A autarquia revela ainda que Nuno Canta manifestou à empresa que o problema “só se resolve com a aquisição de novos barcos”, tendo a administração da Transtejo assegurado que “está a trabalhar num plano de reequipamento da frota para os próximos anos”.

Nuno Canta solicitou, ainda, que a Transtejo estabelecesse um canal de comunicação mais estreito com a Câmara Municipal, para que seja possível à autarquia “ter conhecimento em tempo útil e de forma oficial e directa dos problemas de supressões que vão ocorrendo na carreira fluvial Montijo-Lisboa, até os mesmos serem ultrapassados”.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -