20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoAniversário da liberdade começa a comemorar-se já amanhã no Montijo

Aniversário da liberdade começa a comemorar-se já amanhã no Montijo

O dia da revolução dos cravos vai ser assinalado ao longo dos próximos quatro dias, com um conjunto de actividades culturais, desportivas e institucionais

As comemorações alusivas ao 43.º aniversário do 25 de Abril arrancam amanhã pelas 16h00, com a inauguração da exposição colectiva “Montijo – Visões do Espaço Urbano”, na frente ribeirinha da cidade, e prolongam-se até à próxima terça-feira, data da revolução.

- PUB -

Além da inauguração da mostra, que marca o arranque das celebrações e que irá apresentar trabalhos nas áreas da fotografia, pintura e desenho, constituindo uma multiplicidade de olhares sobre a cidade, o Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida acolhe, no mesmo dia, mas pelas 16h30, uma iniciativa dirigida aos mais novos (8 aos 13 anos) e às suas famílias. Trata-se da oficina pedagógica “Telefonia de Abril”. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através do número 212 327 882.

No dia 24 de Abril, às 21h30, o palco do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida recebe o espectáculo “Canções de Abril”. “Carlos Alberto Moniz compôs e produziu para este espectáculo canções inéditas e dirigiu musicalmente novos arranjos para as mais conhecidas músicas da revolução. José Afonso, Manuel Alegre, José Gomes Ferreira, Fernando Lopes, Sophia de Mello Breyner e José Mário Branco são apenas alguns dos autores homenageados no espectáculo Canções de Abril. A entrada é gratuita (oferta de dois convites por pessoa)”, revela a autarquia.

No dia 25, as comemorações iniciam-se com o habitual hastear da bandeira, às 9h00, no edifício dos Paços do Concelho. Às 10h00, arranca a “IV Corrida e Caminhada da Liberdade”, havendo ainda a registar a realização do “XII Passeio de BTT Rota Saloia”, promovido pela Academia Desportiva, Infantil e Juvenil Bairro Miranda com o apoio da Câmara Municipal do Montijo. Esta prova, a partir das 9h30, vai percorrer os trilhos rurais da localidade de Alto Estanqueiro-Jardia.

- PUB -

As comemorações encerram a partir das 16h00 com a habitual Sessão Solene, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -