25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoTrês técnicos são insuficientes para garantirem análises clínicas à noite no Montijo

Três técnicos são insuficientes para garantirem análises clínicas à noite no Montijo

Administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo “refugia-se” em comunicado e responde apenas que se encontra “assegurado o funcionamento dos serviços assistenciais” na unidade montijense

MÁRIO RUI SOBRAL

O funcionamento nocturno do serviço de análises clínicas nas urgências do hospital do Montijo está em risco, apesar de a administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) o negar. Esta unidade de saúde do Montijo tem apenas três técnicos para assegurarem o serviço nocturno, apurou o DIÁRIO DA REGIÃO.

- PUB -

As análises clínicas no Montijo contam com um técnico superior de rotina no período das 8h00 às 15h00. Contam ainda com outro técnico que garante o mesmo horário (8h00-15h00) e restariam, assim, mais cinco técnicos para assegurar o funcionamento no período nocturno. Só que, destes cinco elementos, um encontra-se de baixa médica de longa duração e um outro, uma técnica com contrato individual de trabalho, já nem sequer está ao serviço, em virtude de ir desempenhar funções a partir de Janeiro de 2017 numa unidade hospitalar em Londres, Inglaterra.

A administração está assim obrigada a reforçar o número de técnicos, três na actualidade, para que seja possível garantir o funcionamento normal do referido serviço.

Tal como o DIÁRIO DA REGIÃO noticiou na passada sexta-feira, a hipótese de o serviço poder ser encerrado durante o período da noite foi colocada – “até por mais do que uma vez”, garante fonte próxima do processo – em cima da mesa pela directora do Serviço de Patologia Clínica. Em causa está a falta de recursos humanos para este serviço, não obstante a administração ter reagido, em direito de resposta, ao DIÁRIO DA REGIÃO com apenas uma frase: “O conselho de administração informa que desconhece os fundamentos que deram origem à notícia.”

Comunicado, comprometedor, admite necessidade de reforçar quadros técnicos

- PUB -

Paralelamente, a administração do CHBM, presidida por Pedro Lopes, fez chegar à Comunicação Social (excepto ao DIÁRIO DA REGIÃO) um comunicado a declarar a notícia como “falsa”.

“Trata-se de uma noticia sem fundamento, desconhecendo‐se por completo qual a fonte e os factos que deram origem à mesma”, pode ler-se nesse mesmo documento, que a terminar admite, porém, que o CHBM “submeteu à tutela pedido de reforço dos seus quadros técnicos”.

Na passada segunda-feira, o DIÁRIO DA REGIÃO endereçou um conjunto de quatro questões à administração do CHBM: existe ou não falta de técnicos para assegurar o funcionamento normal do serviço de análises clínicas na unidade do Montijo nas 24 horas? Se existe, por que razão não foram contratados técnicos atempadamente? É ou não verdade que a chefia do serviço propôs ao director clínico do CHBM o fecho do referido serviço na unidade do Montijo para o período nocturno? Quantos técnicos são necessários para assegurar o normal funcionamento do referido serviço durante as 24 horas?

- PUB -

A “resposta” da administração do CHBM foi célere, surgindo pouco mais de duas horas e meia depois, mas tão esclarecedora como resumida. “O conselho de administração do CHBM informa que se encontra assegurado o funcionamento dos serviços assistenciais no Hospital do Montijo.”

Apesar de a administração não ter respondido concretamente a todas as questões, o DIÁRIO DA REGIÃO sabe que a unidade hospitalar do Montijo conta, de momento, com apenas três funcionários para exercer as funções no serviço de análises clínicas durante o período nocturno. Número que, de acordo com a mesma fonte ouvida pelo DIÁRIO DA REGIÃO, “é manifestamente insuficiente para assegurar o funcionamento do serviço”, devido à rotação de turnos necessária entre os funcionários.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -