19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoObras na Secundária Jorge Peixinho prontas em Dezembro

Obras na Secundária Jorge Peixinho prontas em Dezembro

Execução dos trabalhos no pavilhão desportivo e arranjos exteriores ficam concluídos no final do mês. Comitiva autárquica, representantes da Parque Escolar e do estabelecimento de ensino satisfeitos

“Há quantos anos estava o pavilhão desportivo por remodelar?”, começou por perguntar Nuno Canta, durante a visita com os jornalistas, na passada segunda-feira, à última fase das obras de requalificação da Escola Secundária Jorge Peixinho. A questão era dirigida ao vice-presidente da Câmara, Francisco dos Santos, que durante anos a fio foi presidente do Conselho Directivo do estabelecimento de ensino e que retorquiu de imediato: “Tenho impressão que desde que foi inaugurado.”

- PUB -

A comitiva, que integrou representantes da Parque Escolar, além dos vereadores Francisco dos Santos e Maria Clara Silva, bem como o presidente da Junta, Fernando Caria, não susteve alguns risos, que ilustravam também a satisfação pelo anúncio da conclusão do projecto da Parque Escolar já no próximo mês. Está previsto que os alunos iniciem o segundo período deste ano lectivo, a 3 de Janeiro, já com a possibilidade de praticarem Educação Física nas instalações da escola. Disciplina que, ressalvou a directora do estabelecimento, Maria João Serra, só foi possível manter fruto da “colaboração da Câmara”, que tem vindo a ceder o Pavilhão Municipal n.º 1 para o efeito. Maria Clara Silva, vereadora da Educação, anuía ao reconhecimento da responsável, enquanto o presidente da autarquia fazia contas à data de finalização das obras. “Em Dezembro… Temos de convidar o ministro a vir cá”, soltou Nuno Canta, enaltecendo de seguida a “boa vontade” da Tomás de Oliveira em ter retomado a obra.

Obra custou à tutela mais de 11 milhões

Esta última fase da requalificação representou um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros. O custo total da empreita ascendeu a 11 milhões e 333 mil euros, abrangendo uma área global de 8 mil 304 metros quadrados, dos quais 5 mil 444 m2 são de nova construção. Em finalização, encontra-se o pavilhão desportivo e os arranjos exteriores.

- PUB -

Recorde-se que a obra esteve suspensa entre Março de 2013 e Janeiro de 2016, devido a um diferendo de uma verba de “cerca de 18 mil euros” entre o Ministério da Educação do Governo anterior e o empreiteiro, situação entretanto ultrapassada.

Em Setembro do próximo ano, a Secundária Jorge Peixinho vai comemorar seis décadas de existência, mas com um aspecto totalmente renovado e moderno.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -