Evento na área da educação considerado “pioneiro” no país
Arrancou na última segunda-feira, na Moita, a trigésima edição do projecto “Biblioteca Viva”, este ano dedicada ao tema “30 Anos de Biblioteca Viva, o Livro na Primeira Infância”.
As primeiras sessões decorreram nas instalações da Escola Básica da Moita, que contaram com a presença de Vivina Nunes, vereadora responsável pelo pelouro da Educação, e com o vereador Daniel Figueiredo, que tutela a pasta da Cultura.
Dirigido a alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico do concelho, o projecto pretende “contribuir para o desenvolvimento de hábitos permanentes de leitura associados à descoberta do prazer de ler”.
A iniciativa tem ainda por objectivo “despertar o interesse pelos temas abordados, incentivando a novas leituras e a reflectir sobre temas pertinentes que possam, posteriormente, ser trabalhados em sala de aula”, adianta a autarquia moitense.
Recorde-se que o “Biblioteca Viva” foi o primeiro projecto na área de animação do livro e da leitura naquele município, sendo “um dos pioneiros nesta área, a nível nacional”. Três décadas depois, a iniciativa ainda se mantém como “um dos pilares da animação e da promoção do livro e da leitura”, acrescenta a edilidade.