Cerca de 600 pessoas vibraram com o espectáculo solidário e pediram autógrafos ao icónico cantor português
Foi no âmbito da Missão Continente e do segundo concerto da “Tour Por Todos” que Tony Carreira lotou o Pavilhão Municipal de Exposições da Moita no último sábado, com uma actuação solidária em que metade da receita total (8 037,72 euros) de bilheteira reverteu para o Centro Paroquial local.
Antes do espectáculo, por volta das 16h00, os idosos do lar da instituição foram presenteados com uma visita do cantor às instalações. Abraços, palmas e as canções do artista acompanharam o momento, enquanto era preparada a entrega do cheque. Com os bilhetes à venda por 15 euros, foram angariados 4 mil euros para o Centro Paroquial da Moita, sendo que os restantes 50% foram para a associação solidária Sara Carreira.
No momento da entrega estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, a vice-presidente do Centro Paroquial da Moita, Fernanda Pedro Costa, e Isabel Barata, directora de loja do Continente Modelo da Moita.
Para Carlos Albino, a iniciativa revelou-se “muito importante”, sobretudo por ter um perfil caridoso, ao mesmo tempo que realçou o “papel social” do Centro Paroquial da Moita, quer seja no apoio à terceira idade, no lar, ou no cuidado dos mais novos no ATL Ninho.
E Isabel Barata lembrou que os 20 anos de Missão Continente representam a “proximidade junto das comunidades” e a “atenção prestada” às necessidades das instituições locais. “A marca de responsabilidade social do Continente presta atenção a tudo o que podemos fazer. Apenas em um ano o Continente Modelo da Moita conseguiu doar mais de 100 mil euros”, disse a responsável do estabelecimento comercial.
Já Tony Carreira sublinhou que uma figura pública “tem o dever de ajudar” quem mais precisa. “Esta tour é composta por 10 concertos e para mim é uma honra fazê-los. O facto de poder ajudar instituições como esta, que dentro das coisas más mostram- -nos o lado bonito da vida… tal como um concerto. Todos nós temos desgraças, mas durante o espectáculo esquecemo-nos de tudo”, disse o cantor a O SETUBALENSE.
Durante o concerto, o apoio dos cerca de 600 fãs foi incondicional. O músico foi acarinhado e não faltaram os temas clássicos “Depois de Ti”, “Sonhador/Coração Partido” e “A Minha Guitarra”. No final do espectáculo, foi dada uma sessão de autógrafos, com mais de metade da plateia a formar uma fila que ia até ao exterior das instalações do pavilhão.
Acção solidária chegou em boa hora à instituição
O Centro Paroquial da Moita foi a instituição escolhida para ser ajudada no concelho devido a uma relação de quase 20 anos com o Continente Modelo da Moita. Esta ligação entre a superfície comercial e a associação é resumida em várias acções de doações de excedentes alimentares. Deste modo, Fernanda Pedro Costa adiantou a O SETUBALENSE que esta cooperação e o valor angariado neste concerto vem “aconchegar as contas do centro” num período de “turbulência”.
“Neste momento as nossas receitas são inferiores às despesas em todos os meses. Estamos a viver um momento difícil e por isso toda a ajuda é bem-vinda”, confessou.
Para além dos apoios necessários aos 42 utentes do lar e às 200 crianças do Ninho, a vice-presidente do Centro Paroquial da Moita também disse que está na fase de preparação um novo lar, que vai ser financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Tony Carreira, junto da Missão Continente há quase 20 anos, já conseguiu angariar 28 mil euros nos dois primeiros concertos da Tour Por Todos 2023, sendo que o primeiro concerto chegou aos 20 mil euros de receita, em Gaia.
À margem do projecto Tour Por Todos, a Missão Continente irá elaborar, ao longo do ano, várias iniciativas, que, ao todo, vão dar apoio a mais de 1 100 instituições. No panorama educativo, o Continente vai chegar a 800 escolas com palestras sobre consumismo, escolhas sustentáveis e igualdade de género