Procedimento é realizado com a injecção de fumo branco nos colectores de águas residuais ou redes prediais
A autarquia da Moita tem um novo equipamento que vai permitir aos trabalhadores fazer o despiste de ligações incorrectas no saneamento. O novo aparelho foi testado na Rua João Anes, na Urbanização Vila Verde, no passado dia 23 de Junho, e permitiu “identificar algumas irregularidades, tendo-se verificado a necessidade de corrigir 12 ramais”, explica a nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE.
Além de dar conta de constrangimentos, o equipamento ajuda também na “verificação das condições de funcionamento e a integridade estrutural da rede de águas residuais domésticas”.
O procedimento é realizado através da injecção de fumo branco, produzido especificamente para este efeito, e que tem riscos para a saúde, nos colectores de águas residuais ou redes prediais, como explica a autarquia moitense.
“O equipamento realiza testes de fumo que consistem na injecção de fumo branco nos colectores de águas residuais, ou nas redes prediais, de modo a identificar problemas estruturais, defeitos nas juntas, captações indevidas de águas pluviais e outras irregularidades. O fumo utilizado é produzido especialmente para estes ensaios, é inócuo, não apresentando riscos para a saúde humana, dos animais ou das plantas”.