Iniciativa promove conhecimento junto de visitantes do centro ambiental
O município da Moita promove na manhã do próximo sábado, um Dia Aberto no Sítio das Marinhas, localizado na estrada que liga a vila moitense à localidade do Rosário, para promover um melhor conhecimento do património natural e cultural concelhio, associado ao estuário do Tejo e “enquadrado na vontade de uma valorização crescente da zona ribeirinha”.
A iniciativa, dirigida ao público em geral, engloba diversificadas actividades, destacando-se as que estão associadas às plantas das salinas, o seu uso ecológico e utilizações na alimentação saudável e sustentável. “Estas plantas integram o ecossistema estuarino e são fundamentais para a captura de dióxido de carbono, como habitat e berçário de peixes e outros organismos, para fixar sedimentos, absorver o impacto de tempestades e inundações”, adianta a autarquia.
Nesta data, os visitantes poderão participar em visitas guiadas à exposição permanente naquele equipamento ou experimentar fazer sal, degustar plantas das salinas e confeccionar alimentos com ervas silvestres. Entre as actividades sugeridas pelo município encontra-se ainda a possibilidade dos participantes analisarem organismos deste espaço à lupa ou observarem aves com recurso a um telescópio terrestre, assim como registar e identificar a biodiversidade ali existente através de uma aplicação para telemóvel.
Na altura, além das actividades dinamizadas pelos funcionários municipais, estará ainda presente a empresa Salina Greens, que produz e comercializa plantas halóficas frescas, desidratadas e produtos relacionados, a par do espaço comercial Maria das Ervas, que vai confeccionar alimentos vegetarianos, integrando ervas silvestres e plantas halóficas.
O município adianta que “uma novidade interessante” será o lançamento da Pizza Salineira, pela empresa local Il Pizzaciollo, numa demonstração “concreta do potencial das plantas das salinas”.