Evento volta a juntar cavaleiros, matadores de toiros, garrochistas, praticantes e forcados. Gastronomia e animação garantidas
Promover a tauromaquia e o convívio entre aficionados num ambiente diferente, à beira-rio, é o objectivo da festa solidária que o Clube Taurino da Moita vai levar a efeito, este sábado, na Praia do Rosário. Este ano, a iniciativa permitirá apoiar os Bombeiros Voluntários da Moita.
A partir das 10h30 e ao longo de todo o dia, vários nomes sonantes ligados ao panorama taurino vão mostrar (alguns) predicados nas diversas dimensões da arte tauromáquica. O cartaz é de luxo e junta cavaleiros, matadores de toiros, garrochistas e forcados.
Estão confirmadas as presenças dos cavaleiros Marcos Bastinhas, Luís Rouxinol Jr., Joaquim Brito Paes e Mara Pimenta, assim como as actuações dos matadores Manuel Dias Gomes e Joaquim Ribeiro “Cuqui”.
A festa vai contar também com a participação dos garrochistas José M. Pires da Costa, João Paulo Fernandes, Manuel João Carreira, João Augusto Moura, Rui Silva e José João Carreira, e ainda com aficionados práticos, como João Carreira, e Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita. A arte bem portuguesa de pegar estará a cargo dos dois grupos de forcados do concelho: Amadores da Moita e Aposento da Moita. As reses vêm das reputadas ganadarias Cunhal Patrício, António Lampreia e Mata-o-Demo & Alcamé.
A vertente gastronómica estará garantida durante todo o evento. Entre os habituais comes e bebes, destaca-se o sempre apetecível porco no espeto, que será servido a partir das 12h30.
Contemplada no programa está também uma componente de animação, que promete abrilhantar ainda mais o evento e reforçar o convívio entre os presentes. Estão asseguradas as actuações do Grupo de Sevilhanas “Soledad” e do grupo musical “Compis del Cante”.
A Praia do Rosário prepara-se assim para voltar a receber mais uma festa tauromáquica, que, além de celebrar uma arte tradicional local e, sobretudo, nacional, engloba uma vertente solidária, possibilitando mais uma vez apoiar uma causa extremamente meritória e importante, desta vez a missão dos Bombeiros Voluntários da Moita.
A iniciativa conta com os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia da Moita.
O Clube Taurino da Moita completou recentemente 26 anos de existência, se tomada como data oficial da fundação o dia 6 de Maio de 1999.