27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaCDU acusa executivo da Junta da Baixa da Banheira/Vale da Amoreira de...

CDU acusa executivo da Junta da Baixa da Banheira/Vale da Amoreira de instabilidade e de violar Lei da Paridade

Bárbara Dias diz que oposição apenas quer “desviar atenções do essencial”. E afirma que o investimento fala por si

 

- PUB -

Os eleitos da CDU acusam o executivo da Junta da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira de instabilidade e de ter violado a Lei da Paridade, por ter apresentado na sua composição, desde que foi eleito, apenas uma mulher entre seis vogais.

A crítica foi feita na reunião da Assembleia de Freguesia da passada sexta-feira, com a CDU a ir mais longe e a acusar “a coligação PS, Merecemos Mais (CDS e PSD) e BE” de ter apresentado “uma solução ardilosa” para manter o mesmo executivo, contrariando “o espírito da lei”. Até porque, defende a CDU, “dentro da composição da Assembleia de Freguesia eleita seria perfeitamente possível construir um executivo com uma composição paritária”.

As críticas à liderança socialista não se ficam, contudo, por aí. “Posteriormente e para a senhora presidente da junta assumir funções na Assembleia da República, deixando de estar em permanência nas freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, passaram a estar dois vogais a tempo inteiro na junta, sacrificando-se uma parte significativa do orçamento da autarquia”, afirmam os eleitos da CDU, que lembram ainda a saída “por razões pessoais” do vogal com pelouro do Movimento Associativo do executivo, durante este mês.

- PUB -

Uma saída, frisa a CDU, que aconteceu “em pleno processo de despejo de duas colectividades das suas sedes”: a Associação Cultural Desportiva e Recreativa do Vale da Amoreira e a Associação de Solidariedade Cabo-Verdiana dos Amigos da Margem Sul do Tejo. “Algo inédito no concelho da Moita”, salienta a CDU.

Socialista contra-ataca

Para Bárbara Dias, presidente da Junta da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, as acusações da CDU não são mais do que uma espécie de cortina de fumo.

- PUB -

“A CDU na Assembleia de Freguesia tem a prática de desviar as atenções do essencial. Estamos na altura de discutir as Grandes Opções do Plano e a sua importância no seio da comunidade e entendemos que à CDU não interessa discuti-las, porque os seus orçamentos nunca tiveram muita importância, revelador da falta de visão para a nossa terra”, diz a socialista, que cita a lei 169/99 de 18 de Setembro para defender a atribuição de tempo inteiro a dois vogais do executivo. De resto, frisa a autarca, como sucede em juntas geridas pela própria CDU.

“A União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira cumpre todos os critérios, pelo que optou, à semelhança de outras juntas (CDU inclusive), [por] ter duas pessoas a tempo inteiro. Entendemos esta opção como um investimento na proximidade, na celeridade e eficácia de respostas”, argumenta.

“O facto de haver duas pessoas a tempo inteiro não afectou o investimento de capital, ou seja, as obras que as pessoas podem ver e usufruir. Muito pelo contrário. Desde que tomámos posse, o investimento tem aumentado e prova disso foram alguns dos projectos realizados, nomeadamente o Parque de Treino ao Ar Livre no Parque das Laranjeiras (cerca de 30 mil euros), a manutenção e reparação de praças e pracetas, dos estabelecimentos escolares e, ainda, as grandes intervenções no parque escolar (pintura interior da EB n.º 5 da Baixa da Banheira e pintura exterior da EB n.º 6 da Baixa da Banheira), que este ano foi o maior investimento de sempre, num valor estimado de 65 mil euros”, realça a socialista. Ao mesmo tempo, adianta que a junta irá fechar 2023 “com um valor de investimento que irá ascender a 120 mil euros, mais do triplo executado pelo anterior executivo”.

Quanto à saída de Abílio Marcos das funções de vogal, Bárbara Dias lamenta que, “à falta de argumentos, a CDU utilize a vida privada das pessoas para fazer política de terra queimada”.

E sobre os despejos das duas colectividades, a presidente debruça-se sobre um dos casos. “O protocolo existente entre a União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira e a Associação Cultural e Recreativa do Vale da Amoreira terminou no mandato autárquico passado. O executivo da junta reuniu-se com a associação e o representante que nos recebeu afirmou que a associação estava sem actividade”, recorda. “A mesma associação afirmou na Assembleia de Freguesia que aluga o espaço para festas particulares. Desde que este executivo tomou posse não recebeu nenhum plano de actividades, orçamento ou mesmo relatório de actividades da associação em questão. Curiosamente, no dia a seguir à Assembleia de Freguesia enviaram-nos o plano de actividades para 2024”, acrescenta.

Bárbara Dias defende, a concluir, que “os espaços públicos devem ser geridos com regras, rigor, eficácia e justiça possível”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -