8 Maio 2024, Quarta-feira

Junta de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira põe mais de uma centena a mexer-se

Junta de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira põe mais de uma centena a mexer-se

Junta de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira põe mais de uma centena a mexer-se

Programa dinamizado para a população sénior destacou-se pela diversidade das actividades apresentadas

Visitas culturais, bailes, cinema, ginástica geriátrica e uma caminhada integraram o conjunto de actividades que a União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira (UFBBVA) dinamizou para os seniores, ao longo do último mês. O programa “Outubro Mês Sénior: UFBBVA Mexe Consigo!” envolveu mais de cem participantes.

A junta da união das freguesias promoveu três visitas culturais ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, dois bailes temáticos, duas sessões de cinema no Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira, um espectáculo de artes performativas, com Irina Munich, uma sessão de ginástica geriátrica e uma caminhada, sob o mote ‘Alegria Maior’, envolvendo entre público sénior, técnicos e voluntários mais de uma centena de pessoas.

“Estes são os resultados visíveis de que estamos a fazer a diferença necessária, a marca socialista, e que cumprimos com alegria a nossa missão de estarmos próximos da população, honrando e dignificando vidas, reconhecendo o valor social de cada sénior, promovendo a inclusão social, o envelhecimento activo e o bem-estar. E cultivando o melhor de cada um. Estamos a ‘mexer’ com todas as idades”, diz Cátia Nunes, secretária da UFBBVA com os pelouros de Inclusão e Envelhecimento Activo, citada em nota de Imprensa.

De acordo com a autarca, que detém também na junta as pastas de Acção Social, Educação e Saúde, a iniciativa “constituiu um desafio, dada a sua natureza multidisciplinar”.

“No entanto, através de uma união de sinergias, com os parceiros locais e o município, conseguimos organizar um mês com uma oferta de actividades sócio-culturais, de desenvolvimento pessoal, animação e motricidade vastíssima, com forte impacto, alinhada com as políticas e directrizes da Década do Envelhecimento Saudável das Nações Unidas, que atravessamos”, realça.

Segundo a autarquia, o programa de actividades “Outubro Mês Sénior: UFBBVA Mexe Consigo!” foi dinamizado no âmbito da “missão social de desenvolvimento local e inclusão” da junta, com o intuito de celebrar “com a comunidade, parceiros locais com respostas sociais geriátricas e colectividades a efeméride associada: 1 de Outubro – Dia Internacional da Pessoas Idosa”.

Partilhe esta notícia
- PUB -