28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMoitaFestas da Moita começam amanhã com religião e tauromaquia no coração

Festas da Moita começam amanhã com religião e tauromaquia no coração

Comemorações em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem contam com vasto programa para todas as idades

 

- PUB -

A contagem decrescente acabou e é já amanhã que começam as Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem. Vão ser dez dias de comemorações da padroeira moitense ao que se junta um programa cultural que promete agradar a todos os gostos.

A vertente tauromáquica é principal marca dos festejos, que decorrem até 17 de Setembro. Uma dezena de largadas de toiros e três corridas – além de um conjunto de outras actividades ligadas à festa brava – são esperadas ao longo de vários dias.

Destaque para dia 12 de Setembro, terça-feira (22h), onde a Corrida Mista do Município vai estar a cargo dos cavaleiros Rui Fernandes e Duarte Fernandes, do matador Juanito, do novilheiro praticante Tomás Bastos, dos forcados Amadores da Moita e de cinco toiros da Canas Vigouroux e Calejo Pires.

- PUB -

Uma grande noite é também aguardada para sexta-feira (14, pelas 22h) à responsabilidade do cavaleiro João Ribeiro Telles em lida em solitária de seis toiros das ganadarias Prudêncio, Veiga Teixeira, David Ribeiro Telles, Dr. António Silva, Fernandes de Castro e Pasanha e os forcados amadores Aposento da Moita.

Já a 16 de Setembro, sábado (também às 22h) a Corrida de Toiros Mista vai contar com os cavaleiros António Telles, João Moura Jr, Juan Ortenga e Cuqui, esperam-se ainda os forcados amadores de Santarém e Vila Franca com oito toiros do Monte Cadema e Juan Albarrán.

Sem esquecer o programa religioso – outro dos ex-libris do certame – que vai acompanhar muitos dos dias da vasta programação. No domingo, 10 de Setembro, o Quintal da
Igreja vai contar, pelas 11h30, com uma missa solene. Nos quatro dias seguintes – quarta, quinta, sexta-feira e sábado – a Igreja Matriz vai receber a oração do Rosário (18h) e uma Santa Missa (18h30).

- PUB -

Momento-chave dos momentos religiosos vai registar-se no domingo (dia 10, pelas 17h30) com a Procissão Solene em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, acompanhada por Charanga a Cavalo da Guarda Nacional Republicana, Guarda de Honra
da Escola de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, Banda Filarmónica da Moita, Banda Filarmónica do Rosário, Banda Filarmónica Louriçalense, e, a Banda Filarmónica 1.º de Dezembro Montijo.

David Carreira (dia 8), Noble (9), Fernando Pereira (10), GNR (11), Némanus (12), Anjos (13), Bispo (14), José Malhoa (15), I Love Baile Funk (16) e Nininho Vaz Maia (17) são os artistas que, em cada um dos dez dias, vão subir ao Palco Marginal, situado na Praça da República, e que prometem trazer enchentes.

Para sábado está programado o XVIII Passeio a Cavalo Festas da Moita, com concentração junto à Praça Daniel do Nascimento (9 horas). Às 17 horas abrem as portas da Feira Comercial e Industrial no Parque Municipal de Exposições e mais à frente destacam-se a noite do fragateiro, com porco no espeto para todos, e fados, no Palco do Cais. A animação musical será, de resto, uma constante neste e restantes palcos: Praça da República; Largo Conde Ferreira; e Marginal.

Mas não só destas actividades se faz a feira. Muitas outras iniciativas, que chamam desde os mais novos aos mais velhos, estão programadas no decorrer dos dez dias de certame.

Apresentação oficial do certame foi sucesso

O cartaz musical era já bem conhecido do público mas nem por isso a Praça da República deixou de encher, a 26 de Agosto, para assistir à apresentação do programa oficial das festividades onde foram reveladas várias novidades para a edição de 2023 das festas.

Noite de Fados, Alvoradas com Salva de Morteiros, Demonstração de Barcos, 1.ª Corrida de Carrinhos de Rolamentos, participação de bandas e do movimento associativo do concelho ao que se juntam vários momentos de celebração religiosa.

Todas iniciativas, algumas já bem conhecidas dos visitantes, que perfazem uma pequena parte do que será uma grande festa. Foram dezenas as pessoas que compareceram ao evento ao que se seguiu um concerto dos TAXI, culminando depois numa largada na Praça de Touros como manda a tradição moitense.

Emissão | PopularFM assume som das festas da Moita

A Rádio PopularFM vai assumir o som das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem. Durante os dez dias de certame nos altifalantes das ruas onde vão estar os feirantes – e por onde vão passar milhares de visitantes – vai-se fazer ouvir a emissão que será feita, em directo, do local do certame.

Na noite de 13 de Setembro, quarta-feira, o palco da Praça da República está reservado para a “Noite da PopularFM” onde não vão faltar animação e subidas a palco de artistas que são ainda uma surpresa.

Para informações sobre o som das festas da Moita pode contactar o 212047599 ou o 919161550.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -