19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaMunicípio vai investir 3 milhões de euros na remodelação da rede de...

Município vai investir 3 milhões de euros na remodelação da rede de águas residuais

Abertura de consulta para contratualização de empréstimo bancário viabilizada por vereador independente. CDU votou contra 

 

- PUB -

A Câmara Municipal da Moita vai avançar com um conjunto de obras de remodelação e construção da rede de água residuais no concelho, cujo investimento estimado ascende a cerca de três milhões de euros. Para o efeito, o executivo municipal liderado por Carlos Albino decidiu abrir o procedimento de consulta para contratualizar com a banca um empréstimo no valor total de 2 milhões e 930 mil euros.

Segundo a Câmara Municipal, a deliberação – que visa iniciar o processo para garantir financiamento bancário, tendo em vista a execução das empreitadas – foi tomada na mais recente reunião privada do executivo camarário, realizada no passado 8.

De acordo com a edilidade, a proposta apresentada pela gestão socialista foi aprovada por maioria, com quatro votos favoráveis do PS e a abstenção do vereador independente Ivo Pedaço. Os quatro eleitos pela CDU votaram contra. Para a gestão socialista, a operação de remodelação e construção da rede de águas residuais é considerada fundamental.

- PUB -

“Este é um investimento já previsto nas Grandes Opções do Plano de 2023 a 2027 que o executivo municipal considera de extrema importância e de concretização urgente e necessária, quer para a melhoria da qualidade de vida da população do concelho quer para a coesão social e territorial”, revelou a autarquia. 

Projectos na forja 

A estas intervenções irão juntar-se várias outras ao longo deste ano, conforme assumiu o presidente da Câmara Municipal da Moita em entrevista concedida a O SETUBALENSE no final do mês passado.

- PUB -

Carlos Albino garantiu que “2023 será o ano da concretização, efectiva, de alguns projectos” que começaram a ser desenvolvidos no ano anterior. “É o caso do Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes (CROAE), que irá avançar em breve, do Parque da Caldeira, na zona da Fonte Prata, projecto integrado na candidatura às Comunidades em Acção, assim como o Pavilhão Desportivo da Escola Secundária da Baixa da Banheira”, enunciou então o líder do executivo.

O autarca disse ainda ter a expectativa de ver “concluída a obra da Unidade de Saúde Familiar da Baixa da Banheira até ao final do ano”. Semanas depois o processo avançou, com o município a decidir adjudicar o que falta concluir das obras de construção do equipamento à empresa Wikibuild por 2 milhões 275 mil e 281 euros e com um prazo de execução de 300 dias.

Outras empreitadas que Carlos Albino anunciou que pretende também ver iniciadas ainda no decorrer deste ano são “os passadiços do Gaio” e “a substituição das condutas adutoras da rede de abastecimento de água”, projecto previsto arrancar “numa primeira fase na Fonte da Prata e em Sarilhos Pequenos e em fases posteriores em outros locais do concelho”.

Para já, a autarquia prepara-se para avançar com a operação de remodelação e construção da rede de águas residuais.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -