4 Dezembro 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalMoitaConferência da Universidade Sénior no Fórum dá as boas-vindas a alunos e...

Conferência da Universidade Sénior no Fórum dá as boas-vindas a alunos e inicia actividades

Aulas prosseguem até Junho de 2023 e encerram com festival e piquenique

 

- PUB -

A abertura do novo ano lectivo da Universidade Sénior da Moita (UniSeM) foi assinalada na tarde de ontem, com a realização da conferência “Novos saberes e Projectos de Vida – Educação, Cidadania e Desenvolvimento”, que encheu o auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, para um reencontro que serviu para dar as boas-vindas aos alunos que vão frequentar as aulas até meio de Junho de 2023.

O encontro contou com as presenças do vereador António Pereira, que tutela a divisão de Desenvolvimento Educativo no município moitense, e do coordenador pedagógico da UniSeM, Joaquim Raminhos, seguindo-se um apontamento cultural pelo Grupo Coral do Centro de Convívio dos Reformados do Gaio-Rosário.

António Pereira lembrou que o projecto tem como princípios orientadores “a valorização e o desenvolvimento dos conhecimentos de todos os intervenientes no processo de aprendizagem”, adiantando que as vivências são a componente, que aliada à educação não formal sem fins de certificação, permite “a dinamização de actividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, destinadas a todos os munícipes com mais de 55 anos”, com enfoque na promoção do envelhecimento activo e no combate ao isolamento.

- PUB -

O responsável revelou que desta vez, a actividade encerrará com a realização do Festival Sénior 2023 e um Piquenique Intergeracional. “Estão programadas trinta disciplinas teóricas e práticas”, anunciou, além de três áreas de conhecimento como a Cidadania Digital, Literacia em Saúde no Envelhecimento, Ambiente e Agricultura Biológica.

Encontro de docentes decorreu recentemente no Centro Náutico Moitense

A mesa-redonda da conferência contou com as participações de António Gomes Loureiro, presidente da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA), assim como Maria José Moura, coordenadora do Gabinete de Intervenção Social, Saúde e Habitação desta autarquia, além de Mariana Grazina Cortez, docente da Escola Superior de Educação de Lisboa.

Baile de Outono marca actividades

- PUB -

Após os trabalhos, teve ainda lugar um momento interactivo com os participantes do evento, estando programada para a tarde desta quinta-feira, nas instalações da Junta de Freguesia da Moita, a divulgação das pautas e horários deste novo ano lectivo, que envolverá um conjunto de 36 professores. A população sénior, segundo a edilidade, participará durante o presente mês em várias visitas culturais e passeios no varino “O Boa Viagem”, acções de teatro e deporto e num baile de Outono, sendo que no próximo dia 28 será assinalado o Dia Nacional da Terceira Idade.

Acrescente-se que no final de Setembro, teve ainda lugar o primeiro encontro convívio de professores da UniSeM, nas instalações do Centro Náutico Moitense, que teve por objectivo “reconhecer a imprescindível colaboração e dedicação” dos docentes que, voluntariamente, colaboram no projecto em prol desta população.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -