8 Dezembro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaConselho Local de Acção Social debateu problemas e soluções que caracterizam o...

Conselho Local de Acção Social debateu problemas e soluções que caracterizam o território

Encontro teve lugar na biblioteca da Moita e juntou representantes do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal e da Santa Casa de Alhos Vedros

 

- PUB -

O Conselho Local de Acção Social da Moita (CLASM) voltou a reunir na última semana, no auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, numa iniciativa que foi presidida pelo vereador António Pereira, que tutela as pastas de Intervenção Social e Coesão Territorial, num encontro de parceiros que contou ainda com a presença de representantes do Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal e da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, entre outras entidades.

No decorrer deste quinto encontro estiveram em cima da mesa a abertura de candidaturas para nova geração de Equipamentos e Respostas Sociais, além do acordo recentemente assinado entre aquele município e o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no Vale da Amoreira, que permitirá aos cidadãos o acesso ao financiamento do 1.º Direito ou a candidatura às comunidades mais desfavorecidas.

Durante a realização deste encontro foram também apresentados os relatórios de execução de projectos territoriais de combate à pobreza e exclusão social, nomeadas as Conselheiras Locais para a Igualdade e os elementos que vão passar a integrar a equipa para a igualdade para a vida local, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND).

- PUB -

O objectivo desta plataforma de parceiros de base nacional e concelhia, lembra a autarquia, é “construir caminhos de inserção, igualdade de oportunidades e melhoria das condições de vida, promovendo o bem-estar social”. Recorde-se que um dos fenómenos sociais que maior relevo tem assumido na necessidade de mudanças é a pobreza e a exclusão social, com este tipo de situações a estarem na ordem do dia, sendo que as acções que estão a ser presentemente desenvolvidas têm se desenvolvido para fazer face às novas e velhas formas de carências.

O desafio do Programa da Rede Social, recorde-se, reside “na capacidade de integrar políticas, medidas e acções dispersas e avulsas” e na promoção de actuações concertadas coerentes e participadas.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -