1 Outubro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaUnidade Móvel de Saúde já percorre zonas rurais do município da Moita

Unidade Móvel de Saúde já percorre zonas rurais do município da Moita

Serviço municipal pretende dar resposta a parte da população do território moitense

 

- PUB -

Já está a circular pelo concelho da Moita, desde a última terça-feira, a nova Unidade Móvel de Saúde, numa primeira fase, pelas localidades da Barra Cheia e do Penteado, para a realização de acções junto dos moradores mais envelhecidos ou com problemas de mobilidade nestas áreas rurais do concelho, em resultado de um protocolo de cedência de uma viatura com o ACES Arco Ribeirinho, destinado a todos os que não conseguem deslocar-se aos equipamentos existentes no território.

Anabela Rosa, vereadora que tutela o Gabinete de Intervenção Social, Saúde e Habitação da autarquia, considera que o projecto em curso permitirá a estas populações “que possam ser prestados alguns cuidados ao nível de doenças assintomáticas, com actos como a medição da pressão arterial, da diabetes, controlo de peso, entre outras, inclusivamente na área da literacia em saúde”.

Nesta fase de arranque do projecto, a viatura vai circular por estas localidades com a presença de dois profissionais de enfermagem, um dos quais do concelho, perito em saúde ocupacional, e o segundo do Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho. A responsável lembra que com esta carrinha, a autarquia pretende avançar com este projecto-piloto a nível concelhio e de forma quinzenal”.

- PUB -

“Perspectiva-se que este projecto tenha uma boa adesão por parte da população”, adianta a autarca moitense, dado o envelhecimento de boa parte da população. “Estamos já a programar outras localidades para no próximo ano podermos alargar este serviço a outras localidades”, acrescenta.

A Câmara possui ainda um outro protocolo em vigor, com a mesma entidade, cabendo à autarquia ceder uma viatura, para que os enfermeiros possam se deslocar ao domicílio para prestar apoio à população que se encontra doente e que não possa efectuar deslocações. Na Barra Cheia, este serviço vai estar disponível no Largo da Igreja entre as 09h30 e as 12 horas, a 18 de Outubro, 8 de Novembro e a 6 de Dezembro. No mesmo horário, os habitantes do Penteado podem ser observados a 4 e 25 de Outubro, no dia 22 de Novembro e a 13 de Dezembro. Avaliar o valor de triglicéridos e da glicémia capilar, bem como o valor da saturação de oxigénio por oximetria, são outros dos serviços que vão estar ao dispor destas populações.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Alsa Todi não verá mais um cêntimo de Palmela se não cumprir o contrato

Município está indisponível para continuar a financiar o sistema e reclama à TML a aplicação de penalidades à operadora

Bombeira grávida de sete meses diz-se ‘injustamente dispensada’ de serviço

Autoridade para as Condições do Trabalho esteve no quartel da associação
- PUB -