30 Novembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaAberta segunda fase de inscrições para cursar na Universidade Sénior

Aberta segunda fase de inscrições para cursar na Universidade Sénior

UniSeM valoriza evolução dos alunos em novo ano lectivo com mais disciplinas

 

- PUB -

Entre os próximos dias 19 e 23 vai estar aberta a segunda fase de inscrições para a Universidade Sénior da Moita (UniSeM), com os alunos a poderem efectuar a renovação da sua presença no ano lectivo 2022-2023. O projecto é desenvolvido a nível local pelo município, que tem como princípios orientadores “a valorização e o desenvolvimento de todos os intervenientes” neste processo de ensino e de aprendizagem.

A autarquia recorda que as vivências daqueles que frequentam a UniSeM são o pilar deste empreendimento, enquanto “componente aliada à educação não formal, sem fins de certificação”, através da qual são anualmente dinamizadas várias actividades de âmbito social e cultural, com o objectivo de proporcionar a todos os munícipes que tenham 55 ou mais anos acções educacionais e de convívio.

Com este projecto, a edilidade procura “contribuir para a promoção do bem-estar e da saúde” de todos os que frequentam esta universidade, de forma a fomentar “as possibilidades para a promoção do desenvolvimento social e pessoal”, mas também da solidariedade social e do convívio, através do lazer, o que contribui para “uma vida mais activa e prazerosa, com enfoque na promoção do envelhecimento activo e no combate ao isolamento”, destaca o município.

- PUB -

A UniSeM funciona em regime de voluntariado e “rentabiliza os recursos já existentes na comunidade”, contando para isso com a colaboração de um conjunto de voluntários e de diversas associações, entre outras instituições, que exercem a sua actividade no território, como as Juntas de Freguesia, mas também as IPSS’s, as escolas e o movimento associativo.

A partir do próximo ano lectivo vão estar disponíveis as disciplinas de Teatro, Expressão Corporal B, Danças e Cantares Tradicionais Portugueses. A estas juntam-se ainda as Danças de Época, a História Local e Regional e a História das Religião, além do Inglês e da aprendizagem de línguas, ouvir e cantar.

Ao leque de cadeiras é ainda de acrescentar o Espanhol A e o Latim, a Escrita Criativa, Informática, as Artes Decorativas e Artes Decorativas Metais, mas também a Arte dos Retalhos, o Macramé, a pintura em materiais diversos, Fotografia e Azulejaria, Cidadania Digital, Literacia em Saúde no Envelhecimento, Ambiente e Agricultura Biológica.

- PUB -

A edilidade recorda que para obterem mais informações, os interessados poderão consultar o site institucional da autarquia ou entrar em contacto com o Gabinete de Intervenção Social, Saúde e Habitação por telefone (210 891 000/05/14) ou pelo e-mail [email protected]

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -