26 Setembro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaFestas em Honra de Nossa Sra. da Boa Viagem levam Áurea, Emanuel...

Festas em Honra de Nossa Sra. da Boa Viagem levam Áurea, Emanuel e José Cid à Moita

Evento pretende preservar tradições e atrair visitantes durante dez dias

 

- PUB -

As Festas em Honra de Nossa Sra. da Boa Viagem, que regressam à Moita entre os próximos dias 9 e 18, vão contar este ano com as presenças musicais de Emanuel (10), Fingertips (11), José Cid (12), Sons do Minho (13), Maninho (14), além de Ana Bacalhau que convida Tatanka (15) e dos Irmãos Verdades (16). Desta vez e após uma interrupção provocada pela pandemia, pelo palco da Marginal vão ainda passar a cantora Áurea (17) e a dupla musical oriunda de São Tomé e Príncipe, irmãos Calema (18), que encerram o cartaz deste ano.

Carlos Albino, presidente da Câmara, no decorrer da cerimónia de apresentação ao público da programação deste ano, no último sábado, afirmou que as festas populares “desempenham um papel muito importante na preservação das tradições culturais de um povo”, por promoverem e manterem vivas “as nossas raízes, a nossa identidade [e] a nossa história”. Na altura, o autarca agradeceu a todos os que organizam as festividades e que “voluntariamente se prontificam a dar o seu tempo em prol da comunidade”. A autarquia recorda que este ano, os festejos tradicionais foram alargados, um pouco por todo o concelho, permitindo levar ao território “um brilho especial”.

Carlos Albino recordou os homens e mulheres que compõem as comissões de festas que, com empenho e dedicação, trabalham, gratuitamente, em prol da comunidade e que “merecem todo o nosso apoio e reconhecimento”.

- PUB -

A edição de 2022 dos festejos, revelou o município, vai contar com quatro palcos distintos, sendo que o principal será instalado na zona Marginal, por onde vão passar os nomes mais sonantes apresentados. Também a Praça da República contará com um segundo palco, onde terão lugar variados espectáculos de bandas de tributo e filarmónicas, além de actuações de grupos de sevilhanas, danças de salão e folclore. A animação será ainda garantida no Palco do Cais, com a presença de vários DJ’s.

Tarde do Fogareiro e procissão prometem atrair visitantes

O evento, que promete juntar famílias e amigos, vizinhos, visitantes e trazer inúmeros emigrantes à vila, contará ainda com a imponente procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, que decorrerá, como é hábito, no primeiro domingo das festividades, com a Tarde do Fogareiro na Avenida Dr. Teófilo Braga, no próximo dia 16.

- PUB -

Outros destaques da programação incluem ainda a eleição da Miss Moita 2022, na primeira data das festas, a habitual Feira Taurina e largadas, a FECI – Feira Comercial e Industrial, que regressa ao Pavilhão Municipal de Exposições e a tradicional regata de barcos típicos do Tejo.

A noite de apresentação das festas foi ainda preenchida por um concerto com a banda Expresso Transatlântico, de Gaspar Valera, Sebastião Varela e Rafael Matos, num momento musical com sonoridades da música popular portuguesa, africana e brasileira, que encheu aquela praça de gente, tendo se seguido uma largada de toiros para encerrar a noite.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Reunião” dos bombeiros acaba à chapada e ao pontapé com a PSP a ser chamada ao quartel [corrigida]

Demissões na direcção culminaram com agressões físicas entre bombeiros, entre directores, e entre bombeiros e dirigentes

Autoeuropa com legionella não pára produção nem avisa trabalhadores

Empresa diz que nenhuma pessoa foi infectada e que está a cumprir a lei

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos
- PUB -