6 Dezembro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaAlunos da ETPM participam em formação na Bulgária para repensar nova realidade...

Alunos da ETPM participam em formação na Bulgária para repensar nova realidade pós-pandemia

Processo de descoberta e aventura decorreu no âmbito do programa Erasmus +

 

- PUB -

Os alunos da Escola Técnica Profissional da Moita (ETPM) participaram no último mês de Julho, no âmbito do programa Erasmus+, num conjunto de oportunidades no âmbito da mobilidade individual e cooperação entre organizações, numa formação realizada na Bulgária – Training Course: Create Digital Equality for Great Habitat –, que teve por meta envolver os estudantes num processo de descoberta e aventura. A participação teve como objectivo final “repensar uma nova realidade numa altura pós-pandemia” e superar o seu “impacto negativo” de modo a iniciarem uma reflexão sobre o tema.

A formação, apelidada de um processo de descoberta e aventura, pretendeu ajudar a superar o impacto negativo da doença e reflectir sobre a temática, através da colaboração de Organizações Não Governamentais (ONG’s) para a promoção e cooperação intercultural através de trabalho em rede na “procura de soluções”, com vista à motivação e apoio dos jovens participantes. “Trata-se de implementar um modelo inovador que inclua a prática social, mas também a vertente digital, baseado no desenvolvimento pessoal e comunicacional”, explica a ETPM.

A instituição de ensino profissional considerou a experiência “bastante enriquecedora”, por poder dar “vontade de aprender, de partilhar e de conhecer”, ajudando os participantes a conhecerem como podem trabalhar em conjunto, através da partilha de conhecimentos e competências e ainda pela formação em ‘storytelling’. No final desta experiência, os jo- vens participaram ainda numa “Ted Talk” e foram desafiados a colocar à prova as técnicas e competências adquiridas em apenas três minutos.

- PUB -

Estatuto: COTEC distingue instituição entre 649 estabelecimentos do País como empresa inovadora

Recentemente, a ETPM, através do Centro de Formação Profissional da Moita – Orsifor, foi também distinguida pela COTEC como uma empresa inovadora, entre 649 estabelecimentos em Portugal e recebeu o estatuto INOVADORA COTEC 2022, que tem uma relação directa com o investimento realizado em investigação e inovação, através do PROHub – Centro de Investigação & Inovação para o Ensino Profissional.

Os princípios fundadores do ProHub passam por “contribuir para a criação de um novo desenho do ensino profissional, por inovar com vista ao cumprimento dos pressupostos do Referencial de Inovação Pedagógico – Constelação 2030”, e de promoção de uma comunidade aprendente global. Outro dos objectivos deste centro de investigação é promover parcerias com os mais relevantes ‘stakeholders’ do sector, onde se inclui o ensino superior e o tecido empresarial e “aprofundar a inovação através de processos de investigação”.

- PUB -

A ETPM “orgulha-se de uma distinção que agrega o contributo da sua equipa e
a vontade para continuar a fazer mais e melhor, juntando jovens, famílias, profissionais e parceiros”, destaca.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa
- PUB -