1 Julho 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaUniversidade Sénior da Moita encerra ano lectivo e prepara acções para 2023

Universidade Sénior da Moita encerra ano lectivo e prepara acções para 2023

Projecto pretende valorizar e fazer crescer número total de alunos

 

- PUB -

As inscrições ou renovações para a frequência das actividades da UniSeM – Universidade Sénior da Moita, no ano lectivo de 2022-2023 podem ser feitas a partir do próximo dia 13, num projecto municipal desta Câmara, que tem como principais objectivos “a valorização e o desenvolvimento dos crescimentos de todos os intervenientes no processo de ensino e de aprendizagem”.

A autarquia moitense recorda que as vivências dos alunos são o pilar deste projecto, enquanto “componente aliada à educação não formal”, sem fins de certificação, através do qual “são dinamizadas actividades sociais, culturais, educacionais, de convívio”, destinadas a todos os munícipes a partir dos 55 anos que frequentam as diversas aulas.

Através da UniSeM, o município pretende “contribuir para a promoção do bem-estar e da saúde” de todos os que frequentam as aulas, fomentando “as possibilidades para a promoção do desenvolvimento social e pessoal, da solidariedade social, do convívio e do lazer, proporcionando à população sénior uma vida mais activa e prazeirosa, com enfoque na promoção do envelhecimento activo e no combate ao isolamento”, destaca.

- PUB -

Desta vez, as renovações e inscrições de novos alunos para o próximo ano lectivo vão decorrer em duas fases, a partir do próximo dia 13 até 8 de Julho, estando a segunda etapa marcada para o mês de Setembro, entre os dias 19 e 23, destinada à inscrição de novos alunos. A autarquia recorda que os interessados poderão obter mais informações através da divisão dos Assuntos Sociais (210 891 000/05/14) ou pelo e-mail [email protected] mail.cm-moita.pt.

Mais de duas dezenas de docentes asseguram projecto

Em jeito de balanço, ao último ano lectivo, altura em foi empossado Joaquim Raminhos como coordenador pedagógico da UniSeM, a edilidade recorda que as aulas foram iniciadas presencialmente a meio do passado mês de Março, com diversas disciplinas e em vários pontos do concelho.

- PUB -

A iniciativa, acrescenta, envolveu um total de 27 turmas e duas dezenas de disciplinas descentralizadas pelas várias freguesias do território, tendo sido 27 os professores que de forma voluntária decidiram dedicar o seu tempo aos alunos desta universidade, considerados como “o pilar deste projecto municipal”.

Para dar espaço a outras dinâmicas, o arranque do ano foi ainda assinalado com a conferência “Os novos saberes e projectos de Vida – Um sentido para sermos felizes” – que decorreu a 27 do mesmo mês –, e que contou com a participação de alunos, professores e população do concelho, num encontro que teve por meta assinalar “o retomar da actividade lectiva” em 2021-2022 e que contou com as presenças das docentes Maria José Vaz, Maria Eduarda da Silva e Elizabete Pacheco. A moderar o evento esteve o coordenador pedagógico da UniSeM.

Entretanto, para o próximo dia 24, na zona do Gaio, está prevista a realização de um piquenique intergeracional, no Parque das Canoas, que terá como meta encerrar o presente ano lectivo. A iniciativa, adianta esta câmara, terá lugar “em ambiente de festa e amizade”, contando com a presença de todos os professores, alunos e convidados.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Carreiras da Carris Metropolitana iniciam novos circuitos a partir desta sexta-feira em Palmela, Setúbal, Alcochete, Moita e Montijo

Álvaro Amaro diz que a operadora vai agora cumprir os percursos que ainda não estão a ser efectuados

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)
- PUB -