27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaFeira medieval anima população da freguesia de Alhos Vedros

Feira medieval anima população da freguesia de Alhos Vedros

Alius Vetus volta a promover iniciativa após interrupção provocada por pandemia

 

- PUB -

A Feira Medieval de Alhos Vedros volta a animar esta freguesia do concelho da Moita, entre os próximos dias 9 e 12, numa iniciativa promovida pela Alius Vetus – Associação Cultural História e Património, para promover as comemorações dos 500 anos da atribuição do Foral por D. Manuel I a esta localidade.

Após uma pausa devido à situação provocada pela pandemia, a edição deste ano será dedicada ao reinado de D. João I – a Ínclita Geração -, conhecido como o monarca de boa memória, e ao ano de 1422. À semelhança de datas anteriores, o evento realizado no Largo da Misericórdia e na Rua 5 de Outubro, aguarda pela visita de milhares de pessoas, atraídas ao local pelo “exotismo” desta recriação, cuja animação inclui ainda o Largo da Festa e a zona do Parque das Salinas.

Inicativa promovida pela Alius Vetus está de regresso, com múltiplas actividades para a população

De acordo com a autarquia moitense, nos dias 11 e 12, o programa deste ano estima que estarão em cena mais de uma centena de artistas, que participarão em torneios de armas e desfiles, espectáculos de palco, mas também, em animação circense, com música e danças medievais e orientais. No local, os visitantes poderão ainda contactar com aves de rapina e cobras, visitar as tasquinhas ali instaladas e, além de muito convívio, conhecer e adquirir artesanato nacional e oriental.

- PUB -

A iniciativa arranca nas tendas dos mercadores e acampamentos ali instalados, com comeres de sabor medieval e beberes de aroma nas tabernas. A data de abertura deste evento inclui ainda, pelas 21h00, uma volta ao burgo, com a visita do alcaide, o meirinho, acompanhado pela guarda, nobres e donzelas, seguido de danças e bailias.

O palco dos Largos, acolherá nessa altura os gaiteiros Dumtrago e o Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros, estando o resto do encontro reservado à dança oriental, pela companhia Al-Nawar e a uma actuação do Gilteatro.

No dia 10, destaque para o tiro com arco no Parque dos Infantes, pelo arqueiro medieval, e música de rua, à qual se juntarão ainda os Jograis Del Rei. Na mesma data será ainda inaugurada uma exposição permanente de armaria e de equipamentos militares ofensivos e defensivos, com a promoção de mesas pedagógicas, demonstrações e explicações sobre a história de alguns equipamentos. A segunda data da iniciativa ficará ainda marcada, nas escadarias da Igreja, por uma celebração da missa de bênção aos cavaleiros pela Agape, Espada Lusitana e a Alius Vetus.

- PUB -

O encontro prossegue dia 11, pelas 17h30, com treinos dos cavalos, num evento que contará com a participação dos Cavaleiros de Ribadouro e, meia-hora mais tarde, com voo livre de aves de presa pela Falcoaria Lusitana. Dia 12, destaque para um desfile pelas ruas do burgo, previsto para as 17h00. O encerramento do evento está marcado para as 23h00, com as despedidas a todos os grupos, na escadaria da Igreja.

A edição deste ano vai contar, além dos apoios do município da Moita e da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, com a colaborações da Paróquia de S. Lourenço, daquela vila, e do Agrupamento 688 do Corpo Nacional de Escutas. O evento contará ainda com os contributos da GNR, comércio e indústria local, nomeadamente do Intermarché situado na mesma freguesia.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -