17 Maio 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaComitiva moitense viajou até ao município francês de Plaisir

Comitiva moitense viajou até ao município francês de Plaisir

Renovação de pacto de amizade coincidiu com comemorações do Dia da Europa

 

- PUB -

A Câmara da Moita participou no início desta semana, na celebração do 40.º aniversário da geminação e renovação do pacto de amizade com as vilas francesas de Bad-Aussé e Plaisir, numa iniciativa que coincidiu com as celebrações do Dia da Euro-pa. A iniciativa contou ainda com as presenças de representantes da vila moitense, da freguesia da Baixa da Banheira, Lowerstoff, no Reino Unido, Geesthacht (Alemanha) e Bad-Aussée (Áustria).

O presidente da autarquia moitense, Carlos Albino, afirmou que foi uma “honra” visitar, pela primeira vez, a localidade francesa. “As relações entre as nossas duas vilas remontam ao ano de 1976 e, embora se tenham desvanecido nos últimos tempos, aqui estou, para que possamos, novamente, reatar ainda com mais força os nossos laços”, afirmou, numa história com 46 anos, marcada por cooperações “a nível económico, social, cultural e educacional”.

Joséphine Kollmannsberger acolheu visita do presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino

Por sua vez, Joséphine Kollmannsberger, presidente da câmara de Plaisir agradeceu o facto de contar com a presença, na iniciativa, de todas as cidades gémeas numa data considerada simbólica, que confirma “os laços profundos e sinceros de amizade que as unem”. A autarca sublinhou que o momento “tão frágil”, constitui uma necessidade de “paz” e “democracia”, saudando e homenageando “os percursores que estiveram na origem destes protocolos de amizade e geminação que têm ainda mais valor nos dias de hoje”, destacou. “Todos juntos, reunimos neste Dia da Europa, recordamos o nosso empenho à paz, à liberdade, à democracia”, acrescentou.

- PUB -

Na altura, a responsável lembrou que os protocolos de amizade e geminação “não ficaram apenas na fase de assinaturas num pergaminho”, tendo sido “enriquecidos com acções concretas e encontros plurais e enriquecedores de partilhas e intercâmbios”, destacou, tendo referido que aquilo que mantém a geminação viva é a sua capacidade de se reinventar. “Contamos com a dinâmica de cada um de vós para nos trazer novas ideias, novos projectos e fortalecer ainda mais os laços que já existem entre as nossas comunidades”, concluiu.

De acordo com a autarquia, à margem da cerimónia, a representação municipal desenvolveu alguns contactos com diversas delegações estrangeiras, com vista à partilha de interesses comuns e ao estabelecer de futuras parcerias. Durante esta visita, as comitivas presentes visitaram espaços como a casa de Jean Monnet, político e conselheiro económico francês, que apoiou a integração europeia durante a sua vida.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -